Começa hoje o Simpósio sobre espiritualidade e morte

Com o tema "Espiritualidade e finitude – reflexões sobre a morte e o morrer", o 2º Simpósio do Projeto de Extensão Espiritualidade, Saúde e Educação, da Universidade Federal do Ceará, acontece nessa sexta-feira (7) e sábado (8) no Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC. O endereço é Rua Delmiro de Farias s/n, Rodofo Teófilo, Campus do Porangabuçu, em Fortaleza. Podem participar alunos e professores das áreas de Saúde e Educação e interessados da comunidade externa.

O projeto é coordenado pela Profª Eliane Oliveira, que integra a comissão científica do Simpósio com a Profª Ana Maria Ponte, também da Famed. "Como educadores e médicos, vemos a necessidade contínua de reflexão acerca das várias dimensões do processo de morrer: religiosa, social, filosófica, biológica, familiar, espiritual e pedagógica; e sobre o desafio atual de morrer com dignidade, fase em que a pessoa mais precisa de proximidade e conta, pois a morte não é contagiosa", diz a Profª Eliane.

Conheça a programação:

07/12, 14h: palestra "Espiritualidade e finitude – reflexões sobre a morte e morrer" – Profª Eliane Oliveira; 15h: reflexões de uma profissional de saúde mental sobre o processo de morte no ocidente – Profª Francinete Giffoni (Famed); mesa redonda para respostas de perguntas do público.

08/12, 8h15min: Psicologia da Morte – Ana Siomara de Oliveira Ferreira, psicóloga do grupo de estudos em Perdas e Luto da UFC; 9h15: experiência de quase-morte – Profª Eliane Oliveira

Fonte: Profª Eliane Oliveira, do Departamento de Morfologia – fone: 85 3366 8471