Administração Superior faz planejamento para quadriênio 2013-2017

Imagem: Reitor Jesualdo Farias e Pró-Reitor de Planejamento, Ernesto Pitombeira, durante o SeminárioA Administração Superior da Universidade Federal do Ceará reuniu-se na Casa de José de Alencar, quarta e quinta-feira (dias 5 e 6), para apresentar sugestões e propostas à gestão no quadriênio 2013-2017. O Reitor Jesualdo Farias conduziu os trabalhos que, no primeiro dia, analisou a versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) elaborado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento.

O PDI é baseado no programa temático de Educação Superior, do Plano Plurianual do Governo Federal e se constitui um instrumento de construção coletiva. Analisando os resultados obtidos e as experiências vivenciadas na execução de ações planejadas para o período recente de 2007 a 2012, a comunidade vislumbrou o Plano como caminho a ser trilhado para, de modo contínuo, aumentar a eficiência da gestão da UFC e continuar com o processo de expansão, de forma criteriosa e responsável.

A elaboração do PDI teve como metodologia a realização de um seminário geral com a presença de professores e técnico-administrativos, em que foram apresentadas metas idealizadas pelas pró-reitorias e definidos quatro eixos de trabalho: ensino, pesquisa, extensão e gestão. Toda a comunidade foi convidada a se engajar. A versão preliminar foi submetida a discussão na manhã de quarta-feira (5) e complementada por sugestões. Todas as áreas da UFC foram contempladas no debate a partir dos eixos iniciais: ensino de graduação e pós-graduação; assistência estudantil; complexo hospitalar (Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand); relações externas com a comunidade e gestão de pessoas.

Imagem: Reitor Jesualdo Farias fala aos participantes do SeminárioDurante o dia de ontem (6), os pró-reitores, diretores de centros em Fortaleza e no Interior, superintendentes e coordenadores apresentaram sugestões a serem agregadas ao PDI. O Reitor Jesualdo Farias encerrou o encontro avaliando como positivas as atividades e observando que o sucesso de uma gestão depende de um trabalho coletivo e do nível de compromisso com a instituição.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331