UFC é destaque em avaliações do Ministério da Educação

Imagem: Reitoria da UFCDas 2.136 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Ceará (UFC) faz parte das 8,9% de instituições brasileiras de ensino superior que obtiveram conceito 4 (bom). A maioria (50,6%) teve conceito 3, considerado apenas satisfatório. Somente 1,3% alcançou a nota máxima, 5 (excelente), nenhuma delas no Ceará. Outras 27% tiveram conceito 2 (insuficiente). Os dados foram divulgados pelo próprio MEC.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso), e no tocante à pós-graduação, é utilizada a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Considerando os valores contínuos, a UFC obteve um IGC de 352. O resultado a coloca como a terceira melhor instituição pública de ensino superior do Nordeste, atrás somente das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pernambuco (UFPE). Considerando também as instituições privadas, foi a quinta maior nota da região. Na relação geral das 219 universidades brasileiras avaliadas, a UFC ocupa a 33ª colocação.

ENADE – O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, entre elas o Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que mede o desempenho dos concluintes. Contribuíram, portanto, para o desempenho da UFC os resultados do Enade 2011, em que vários cursos de graduação se destacaram em âmbito nacional. Alguns exemplos são os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Elétrica, ambos em Fortaleza.

Com nota padronizada de 4,41 dos alunos concluintes, a graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFC obteve o terceiro maior conceito, entre 181 cursos avaliados na área, colocando-se também como a maior nota entre as instituições públicas brasileiras. O Curso de Engenharia Elétrica, em Fortaleza, teve nota padronizada de 3,94, o que o posiciona como o sexto do país, entre 143 cursos. A nota máxima possível é 5.

Também se destacaram os cursos de Engenharia Elétrica, no campus de Sobral (oitava maior nota do país, 3,77), Sistemas de Informação, em Quixadá (oitava maior nota, 4,53, entre 339 cursos avaliados) e Computação (vigésima maior nota, 3,67, de 345 cursos avaliados). Os cursos de História (Licenciatura) e Geografia (Bacharelado), que obtiveram desempenho insatisfatório em 2008, demonstraram recuperação, ficando, respectivamente, em 28º lugar (em 331 cursos) e sétimo lugar (em 67 cursos) no ranking nacional.

EVOLUÇÃO – Os resultados do IGC compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições. A UFC melhorou seu IGC contínuo (que varia de 0 a 500) de 340, em 2010, para 352, em 2011, passando da quarta para a terceira posição do ranking nordestino, ao superar a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9498