Programa de mobilidade acadêmica internacional abre inscrições para bolsas no exterior

O Programa Erasmus Mundus 2009-2013 está com inscrições abertas, até 31 de dezembro, para estudantes de graduação e pós-graduação que desejam concorrer a bolsas de mobilidade acadêmica em universidades do exterior. O Programa é composto por mais de 20 instituições parceiras, europeias e latino-americanas, que oferecem vagas para alunos de mais de 27 entidades mundo afora.

A Universidade Federal do Ceará participa como instituição associada, e seus alunos podem disputar apenas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As vagas se distribuem entre as seguintes áreas de estudo: Ciências Agrárias; Arquitetura, Planejamento Urbanístico e Regional; Estudos Comerciais, Ciências de Gestão; Educação, Formação de Professores; Engenharia, Tecnologia; Geografia, Geologia; Direito; Matemática, Informática; Ciências Médicas; Ciências Naturais.

Para participar, o candidato não pode ter residido, vivido ou realizado sua atividade principal (trabalho, estudo etc.) em um país europeu por mais de 12 meses, nos últimos 5 anos. Além disso, é necessário ter "conhecimento suficiente da língua de ensino na instituição de acolhimento ou de um dos idiomas falados no país de destino".

O formulário de candidatura e todas as informações sobre distribuição de vagas e critérios de seleção estão disponíveis no site do programa.

Fonte: Prof. Tito Lívio Cruz Romão, Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC – fone: 85 3366 7333