Professor lança hoje livro sobre os primórdios da urbanização no Ceará

O livro Primórdios da urbanização no Ceará, resultado da pesquisa de doutorado do Prof. Clóvis Jucá, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, será lançado nesta sexta-feira (14), às 19h, nos jardins da Reitoria da UFC, no Campus do Benfica. O estudo, desenvolvido ao longo de cinco anos, recebeu menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2008. Na obra, o pesquisador analisa a documentação da Coroa Portuguesa, no século XVIII, sobre o surgimento das cidades de Icó e Aracati para mostrar como o modelo de urbanização lusitano foi adaptado à construção desses municípios.

A investigação do Prof. Clóvis Jucá mostrou que o traçado urbano das cidades não foi uma reprodução exata das vilas portuguesas; fatores geográficos e econômicos, como a rota da pecuária, foram decisivos nesse processo. "A atividade da pecuária atribuiu sentido e conteúdo ao território cearense. A maioria das vilas cearenses do século XVIII foi fundada no cruzamento das estradas das boiadas setecentistas. Os funcionários do Senado das vilas do Ceará setecentista, com o saber adquirido com o tempo, na medida em que não tinham uma formação técnica, sintetizaram as normas urbanísticas reais com os condicionantes econômicos – a atividade da pecuária – e políticos do lugar, garantindo especificidades dos traçados da Capitania", explica o pesquisador.

Em 2010, a Fundação Calouste Gulbekian publicou o artigo "Patrimônio de Origem Portuguesa no mundo", do Prof. Clóvis Jucá, que também é coautor do livro "Vilas, cidades e territórios: o Brasil do século XVIII".

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602