Implantado projeto de simulação médica em ginecologia e obstetrícia para residentes

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), integrante do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará, colocará em prática em 2013 a sistematização de um projeto de simulação médica visando melhorar a qualidade do ensino dos médicos residentes ao padronizar procedimentos. Desde 2005, o projeto vem sendo experimentado com os alunos da Faculdade de Medicina da UFC (Famed). Estes e os médicos residentes já contam, desde 2011, com o Laboratório de Habilidades Clínicas, que proporciona condições para que as práticas sejam exercitadas. 

De acordo com o Prof. Francisco das Chagas Medeiros, colaborador do Núcleo de Desenvolvimento em Educação Médica da Famed, vice-coordenador do Laboratório de Habilidades e Coordenador de Ginecologia da MEAC, atualmente é necessário, para a adequada qualificação do residente, submeter-se a aperfeiçoamento durante determinado período, atento aos "objetivos de aprendizagem", o que segundo o professor é o mínimo que cada médico especialista precisa ter.

Dentre as chamadas simulações de situações simples ou complexas, que os ginecologistas e obstetras têm de conhecer, o Prof. Medeiros cita a coleta de material para prevenção do câncer, exames de pré-natal e parto a fórceps. As situações são simuladas com a ajuda de instrumentos e manequins especificamente projetados para esse fim. Segundo ele, as simulações ajudam a padronizar os procedimentos porque foi observado que mesmo residentes do 3º ano, que tiveram a oportunidade de aprender com pacientes reais, realizavam práticas diferentes umas das outras. "Às vezes a informação correta é dada de forma variada ou ainda eles próprios acham que são procedimentos simples de fazer, mas na hora acaba saindo de outra maneira", diz. O coordenador informa que os médicos preceptores, designados a orientar os residentes, já passaram recentemente por cursos de qualificação de tutores pela Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), em que puderam aprender como avaliar e transmitir o conhecimento aos residentes e estimulá-los a pensar.

Fonte: Prof. Francisco das Chagas Medeiros, Coordenador do Laboratório de Habilidades e Coordenador de Ginecologia da MEAC – fone: 85 3366 8524