Experiências de alunos do Mestrado em Psicologia são discutidas em livro

Imagem: Capa do livro "Experiências entrelaçadas no mestrado: forma(ta)ção para a docência"Aconteceu nessa quinta-feira (17), às 19h, no Auditório Rachel de Queiroz (Av. da Universidade, 2762 – Campus do Benfica), o lançamento do livro Experiências entrelaçadas no mestrado: forma(ta)ção para a docência, resultado de trabalho coletivo de mestrandos da turma 2010/2011 em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, junto com os professores Jesus Garcia Pascual e Verônica Morais Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Instituição.

A obra foi desenvolvida com base nos Seminários sobre Práticas Docentes, atividade desenvolvida pelos professores citados. Com as discussões ali proporcionadas sobre docência do Ensino Superior na pós-graduação, os mestrandos solicitaram a oferta da disciplina de Didática do Ensino Superior ao Mestrado em Psicologia. Assim, com a possibilidade de versar, praticar e teorizar sobre a docência de forma mais aprofundada, foi elaborado o livro em que estão presentes os principais questionamentos desenvolvidos no período. É questionada a própria pós-graduação como produtora de novos professores para as universidades, dialogando com temas como o estágio em docência, as leis de diretrizes e bases da educação nacional.

O livro Experiências Entrelaçadas no Mestrado: forma(ta)ção para a docência foi organizado pelos professores Jesus Garcia Pascual e Verônica Morais Ximenes e pelos ex-mestrandos James Ferreira Moura Jr e Lis Albuquerque Melo. Os autores dos capítulos são: Aurea Julia Abreu, Camilla Lima, Carol Costa, Edgla Barros, Elívia Camurça Cidade, Emylio Silva, Íris Guilherme Bonfim, Louisianne Barros de Siqueira, Luciedo Paiva, Olivia Guerreiro, Rosa Angela Cortez de Brito, Silvia Miranda e Patrícia Mendes Lemos.

Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC – fone: 85 8868 4112