IV Semana de Jornalismo enfocará até sexta-feira esporte e Copa do Mundo

Imagem: Logomarca da Semana de Jornalismo da UFC"Em campo para a Copa do Mundo" será o tema da quarta edição da Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. A proposta do evento é tratar o jornalismo esportivo a partir de suas conexões com a política, a economia, a sociedade, a infraestrutura e o turismo na realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Promovida pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Comunicação Social (PETCom-UFC), a Semana acontece entre os dias 9 e 12 de abril, no Centro de Humanidades 2, Campus do Benfica. A programação contará com minicurso e oficinas pela manhã e mesas-redondas à noite, no Auditório Rachel de Queiroz.

O minicurso de Jornalismo Investigativo – Gastos para a Copa do Mundo, com o Prof. Daniel Dantas (UFC), e o lançamento do livro Haiti por si – a reconquista da independência roubada abriram a programação no pré-congresso da Semana, segunda-feira (8). O minicurso é realizado das 8h às 12h, no Laboratório de Informática do Benfica.

O livro, organizado pela jornalista Adriana Santiago, é publicação editorial da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital) e será lançado às 18h, no Pátio de Convivência do Curso de Comunicação Social da UFC, com debate e noite de autógrafos.

A conferência de abertura da IV Semana de Jornalismo está marcada para esta terça-feira (9), das 18h às 21h, com a presença de Ferruccio Feitosa, Secretário Especial da Copa, os jornalistas Ciro Câmara (Rádio O Povo-CBN) e Rafael Luis Azevedo (TV Cidade).

Na primeira mesa, o tema será a participação da imprensa na cobertura midiática da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol de 2014, nos aspectos políticos, econômicos, jurídicos, sociais e culturais.

As mesas-redondas seguem no Auditório Rachel de Queiroz ao longo da semana abordando Jornalismo Investigativo, com o Prof. Daniel Dantas (UFC) e o jornalista Érico Firmo (O Povo), na quarta-feira (10). O Jornalismo de Dados e a reportagem com auxílio de computador (RAC) são áreas que desenvolvem o olhar crítico e questionador do jornalista e suas habilidades de apuração e de pesquisa para trabalhar com dados estatísticos, transparência nas contas públicas, e assim levar informação correta e relevante para a sociedade.

A mesa-redonda de Jornalismo Econômico: Negócios, Infraestrutura e Turismo terá a participação da Profª Kamila Fernandes (UFC) e os jornalistas Sérgio de Sousa (Diário do Nordeste) e Jocélio Leal (O POVO), na quinta-feira (11). A mesa-redonda apresenta uma relação intrínseca e multidisciplinar da Economia e do Jornalismo, pensando nas aproximações desses campos com o turismo, os negócios e as finanças.

A última mesa-redonda terá como tema a cobertura esportiva para a Copa, com os jornalistas Antero Neto (TV Verdes Mares), Jussiê Cunha (Jangadeiro), Tarik Otoch (O Estado-CE) e Gustavo de Negreiros (Diário Online), na sexta-feira (12), com ênfase na cobertura esportiva nos principais veículos de comunicação para a Copa do Mundo. Virão à tona os debates, os dilemas éticos, as características peculiares de cada mídia e de como está sendo planejada a cobertura da Copa pelos meios de comunicação.

O livro Discurso e Argumentação no blog "Fatos e Dados" da Petrobras, do jornalista e professor Daniel Dantas Lemos, será lançado na quinta-feira (11), às 10h, no Pátio de Convivência do Curso de Comunicação Social.

O livro é resultado da pesquisa de doutorado do professor, que relaciona a Análise do Discurso, a argumentação e os estudos de linguagem no blog da Petrobras, instituição que foi alvo de investigação parlamentar no Congresso Nacional em 2009.

OFICINAS – A Semana terá também oficinas gratuitas de formação com professores do Curso de Jornalismo da UFC na programação matutina. As inscrições deverão ser realizadas pela Internet e confirmadas presencialmente com 1 kg de alimento não perecível por participante.

A oficina de Infografia, com o Prof. Ricardo Jorge, será na terça (9) e quinta-feira (11), das 9h às 11h, e irá trabalhar os conceitos de infográfico, diagrama jornalístico e design, para ensinar os jovens jornalistas em formação a lidar de forma lúdica e dinâmica com dados, para facilitar a compreensão do público leitor.

Já a oficina de Jornalismo Econômico, com a Profª Kamila Fernandes, na quarta-feira (10), das 8h às 12h, abordará o mundo da economia em seus temas de interesse para o jornalismo, tendo em vista o contexto dos megaeventos esportivos. A oficina de Crônica Esportiva, com o Prof. Ronaldo Salgado, na sexta-feira (12), das 8h às 12h, será uma atividade teórico-prática em torno do gênero textual do Jornalismo Opinativo, a crônica, que se situa na fronteira entre o Jornalismo e a Literatura, tendo o olhar do cronista para os acontecimentos esportivos como foco.

Mais informações na página de fãs no Facebook, no Twitter ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O formulário de inscrição para a programação noturna do evento está disponível na Internet.

Fonte: Coordenação do curso de Jornalismo da UFC – fone: 85 3366 7718