Núcleo da FEAAC promove ciclo de palestras e curso de extensão em abril

O Núcleo de Economia Política (Viès), da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, promove, nos dias 17, 18 e 19 de abril, o I Ciclo de Palestras em Economia Política, com o tema "O Homem para além do Homo Economicus". Com pesquisadores de Psicologia, Sociologia e da área da Saúde, o evento visa proporcionar o diálogo entre essas ciências, a Ciência Econômica e suas respectivas visões sobre o homem, a fim de refletir em conjunto sobre suas relações sociais e seus objetos de estudo.

As palestras acontecerão no Auditório Geraldo Nobre, no prédio da FEAAC (Av. da Universidade, 2431, Campus do Benfica). Não será necessária inscrição, e os participantes terão direito a certificado de atividades complementares mediante lista de presença. A programação é a seguinte:

Dia 17/04:
9h30min: "Política" – Professores Newton Albuquerque (Direito-UFC) e Fabio Sobral (Economia-UFC) / 19h: "Saúde e Medicina" – Profª Raquel Rigotto (Medicina-UFC) e Prof. Fernando Pires (Economia-UFC);
Dia 18/04:
9h30min: "Psicologia" – Profª Maria de Fátima (Psicologia-UFC) e Prof. Fabio Sobral (Economia-UFC) / 19h: "Meio Ambiente" – Professores João Alfredo (Direito/FA7) e André Vasconcelos (Economia-UFC)
Dia 19/04:
9h30min: "Sociologia" – Prof. Luiz Fábio (Ciências Sociais-UFC) e Profª Isabel Furtado (Economia-UFC) / 19h: "Economia" – Professores Aécio Oliveira e Agamenon Tavares (Economia-UFC)

CURSO DE EXTENSÃO – Ainda em abril, o Viès realiza o curso de extensão "Karl Marx: da análise do ser humano à crítica de um sistema", a ser ministrado pelo Prof. Fabio Maia Sobral, doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente do Curso de Ciências Econômicas da UFC. O curso terá duração de quatro semestres, dividindo-se em quatro módulos:

Módulo I – Manuscritos e a concepção de ser humano;
Módulo II – Grundrisse como o verdadeiro manifesto comunista;
Módulos III e IV – O Capital e o funcionamento do sistema capitalista.

Com início no dia 26 de abril, ele ocorrerá durante todas as sextas-feiras. É gratuito, e os interessados se inscrevem, até o próximo dia 12, através da Internet. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 17, na página do Viès no Facebook, onde podem ser encontradas mais informações acerca da atividade. Os participantes terão direito a certificado de atividades complementares mediante presença mínima de 75%.

Fonte: Viès – Núcleo de Economia Política da UFC – fone: 85 3366 7562