Aberto Workshop sobre Fronteiras em Ciências da Matéria Condensada

Imagem: Silvio Roberto, Gil Aquino, Antonio Gomes, Reitor Jesualdo Farias, Renê Barreira, Gaudêncio Lucena e José Soares de Andrade Jr. na abertura do eventoPara celebrar o 20º aniversário da defesa da primeira tese de doutorado em Física da Universidade Federal do Ceará, foi organizado um workshop com o tema "Fronteiras em Ciências da Matéria Condensada", aberto segunda-feira (8), no auditório do Hotel Gran Marquise. O encontro prossegue até hoje (10), com as presenças de dois cientistas laureados com o Prêmio Nobel: o britânico Harold Kroto (Química) e o francês Albert Fert (Física).

Na abertura do evento, foram homenageados: o Prof. Sanclayton Geraldo Carneiro, que defendeu a primeira tese há 20 anos e recebeu placa alusiva das mãos do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gil Aquino; o professor orientador da época, Francisco Erivan de Abreu Melo, que recebeu a homenagem do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Renê Barreira; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em 1993, Prof. Josué Mendes Filho, cuja placa foi entregue pelo coordenador da área de Física e Astronomia da CAPES, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

O Prof. Antonio Gomes de Sousa Filho, coordenador do workshop, disse entender que a melhor forma de comemorar um feito, como a da primeira tese de doutorado do Departamento de Física, seria discutindo ciência e, por isso, convidou "um elenco de grandes cientistas" para o encontro desses dois dias.

O Reitor Jesualdo Farias, da UFC, deu as boas vindas aos participantes – representantes de diversas universidades brasileiras e de outros países – e assegurou que a presença deles "abre espaço para o surgimento ou o aprofundamento de parcerias enriquecedoras e às quais atribuímos fundamental importância para o desenvolvimento de nosso trabalho científico". Congratulou-se com o Programa de Pós-Graduação em Física, ressaltando a conquista do conceito 6 na avaliação da CAPES, a publicação de mais de 1.600 artigos em periódicos indexados, as 285 dissertações de mestrado e as 131 teses de doutorado. Fez questão de destacar o empenho, desde a criação do curso em 1976, do Prof. Josué Mendes Filho, para que o Departamento de Física esteja entre os melhores do País.

Ontem, a programação prosseguiu com palestras de: Harold Kroto, sobre "carbono no nanoespaço e no espaço sideral"; Constantino Tsallis, sobre "fundamentos estatístico-mecânicos da complexidade"; Harry Eugene Stanley, sobre "água líquida, o líquido mais complexo: novos resultados em ambientes nanoconfinados e biológicos"; e Humberto Terrones, sobre "propriedades eletrônicas das bicamadas entrelaçadas de dicalcogenetos de metais de transição".

Hoje, o workshop tem início às 8h30min com a exposição do cientista Albert Fert, a respeito de desenvolvimentos recentes e direções emergentes na Spintrônica. Ao longo do dia, os participantes assistirão a palestras e participarão de mesas-redondas com professores e pesquisadores como Mildred Dresselhaus, Klaus Ensslin, Gerald Bastard, Fernando Lázaro Freire Jr., Sylvio Canuto, Luis O. Nunes e José Renan Medeiros. Ficará encerrado às 18h com palestra sobre "as fases quânticas da matéria e a dualidade calibre-gravidade", por Subir Sachdev.

Leia mais: Cientistas laureados com Nobel participam de evento da Pós-Graduação em Física

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331