Aprovado primeiro mestrado em Engenharia no interior do Ceará, no Campus da UFC em Sobral

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, durante a 144ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília de 19 a 21 de março, o Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação proposto pelo Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral em junho de 2012. Recomendado pela Capes com nota 3, será o primeiro curso de mestrado em Engenharia localizado no interior do Ceará.

São estas as áreas de concentração: "Sistemas de Informação", com as linhas de pesquisa "Sistemas de Comunicação" e "Algoritmos e Computação Distribuída", e "Sistemas de Energia Elétrica", com a linha de pesquisa "Eletrônica de Potência". Com estrutura inicial de 12 laboratórios de pesquisa e 11 docentes doutores, a primeira turma do mestrado terá início em 2013.2, através de seleção anual que aprovará de 10 a 15 alunos.

Segundo o Coordenador Carlos Alexandre Fernandes, "o Curso terá como objetivo ajudar na formação de profissionais qualificados nas áreas de Engenharia Elétrica e de Computação, com ênfase em tecnologias emergentes e importantes para a região norte do estado". Ainda de acordo com ele, o egresso deverá estar apto a desenvolver e implantar soluções nas áreas de aplicação dessas engenharias e a participar de equipes para a pesquisa e desenvolvimento de projetos de inovação em sua área. Outra preocupação do mestrado é a formação de um profissional criador e inovador, que faça uso consistente das ciências básicas, tais como Física, Matemática e Computação.

Fonte: Prof. Carlos Alexandre Fernandes, Coordenador do Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3613 2603