Pesquisas em análise de materiais e eng. ambiental têm destaque mundial

Imagem: Pesquisas de grupos do Centro de Tecnologia são destaque em periódicos internacionais; na foto, fachada daquela unidade acadêmica.O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará emplacou dois artigos em importantes periódicos científicos internacionais neste mês. Um estudo inédito do Centro de Ensaios Não Destrutivos (Cende) da UFC ganhou reconhecimento mundial ao ser focalizado na revista eletrônica Physics, da Sociedade Americana de Física (American Physical Society – APS), como pesquisa de relevância excepcional. Pesquisadores da UFC e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma técnica capaz de identificar falhas na microestrutura interna de materiais como aço ou concreto, utilizados em aviões e plataformas de petróleo, por exemplo – onde qualquer pequena fratura pode causar problemas catastróficos.

O Cende desenvolveu um modelo para a análise de materiais utilizando ultrassom, técnicas matemáticas e simulações de computador, mostrando que variações aparentemente aleatórias nos dados obtidos podem conter informações preciosas sobre a estrutura microscópica de estruturas unidimensionais. Na prática, isso pode ajudar na criação de um sistema de alerta precoce de ruídos, falhas, trincas e fraturas em materiais. "A técnica é nova na medida em que consegue extrair muito mais detalhes da microestrutura do que se imaginava ser possível", diz o professor da Universidade de Bristol (Reino Unido) Bruce Drinkwater.

O trabalho é assinado pelos professores Elineudo P. Moura, da UFC, e André Vieira, da USP, e por dois ex-bolsistas de Iniciação Científica do Cende, Paulo G. Normando e Imagem: Um técnico utiliza instrumento ultra-sônico para fazer análise da microestrutura de um duto. (Foto: David Mack, via Wikipedia)Romão S. Nascimento. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais, o Cende é referência no desenvolvimento de técnicas para avaliar a integridade de equipamentos e tubulações, atuando em parceria com diversas instituições do País – dentre elas, a UFRJ e a Petrobras. Também faz parte do grupo o Prof. Lindberg Gonçalves.

ENGENHARIA AMBIENTAL – Também ganhou destaque internacional o trabalho de autoria do Prof. Iran Eduardo Lima, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Escolhido pelo Journal of Hydraulic Engineering (Jornal de Engenharia Hidráulica) como o melhor de 2012, o estudo propõe modelos matemáticos para a técnica denominada "plumas de bolhas", utilizada para injetar oxigênio em açudes, lagoas e reservatórios de água poluídos, com alta concentração de micro-organismos e algas. A descrição computacional das plumas e da forma como se deslocam dentro do meio aquático pode ser utilizada para potencializar a atuação delas. O Prof. Iran desenvolve a pesquisa por meio de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

"Trata-se de uma técnica inédita aqui no Brasil que estamos propondo para recuperar a qualidade da água de açudes poluídos. Os testes serão realizados inicialmente no açude Santo Anastácio, localizado aqui no Campus do Pici", descreve. No próximo mês, o pesquisador receberá da Sociedade Americana de Engenheiros Civis o prêmio de melhor estudo, no estado norte-americano de Ohio.

Fontes: Prof. Lindberg Gonçalves, do Centro de Ensaios Não Destrutivos da UFC – fone: 85 3366 9077/ 3366 9458 e Assessoria de Imprensa do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602