Hospital Universitário Walter Cantídio realiza procedimento endoscópico inédito

Imagem: Médicos do HUWC realizam procedimento endoscópico para tratamento da acalasiaO Serviço de Endoscopia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, realizou pela primeira vez um procedimento cirúrgico endoscópico em ascensão no Brasil, destinado ao tratamento da acalasia. A doença afeta o esôfago e se caracteriza pela ausência de contrações musculares coordenadas e pela falta de relaxamento que interfere no funcionamento da cárdia (esfíncter esofágico inferior), dificultando a passagem dos alimentos para o estômago. Realizado no último dia 29 de abril, o procedimento também serviu como demonstração para os residentes de endoscopia, participantes do projeto Pró-Residência, dos ministérios da Educação e da Saúde.

Para a realização da cirurgia endoscópica, feita em dois pacientes, o HUWC recebeu a visita do Dr. Antônio Carlos Conrado, médico endoscopista do Hospital da Restauração (Recife-PE) que possui vasta experiência no procedimento chamado Miotomia Endoscópica Peroral, trazido do Japão para o Brasil em 2011. Consiste em cortar a musculatura que compromete a passagem dos alimentos ou "cavar um túnel" na mucosa, facilitando o fluxo do alimento para o estômago. De acordo com o especialista, esse é um procedimento complexo que dura de 50 a 60 minutos, se não houver intercorrências.

O médico explica que a cirurgia padrão para a acalasia – a "cirurgia de Heller" – requer a realização de uma segunda cirurgia, de refluxo, para que se obtenha sucesso no tratamento. Já a cirurgia endoscópica dispensa a necessidade de uma segunda intervenção, obtendo assim sucesso imediato. "A evolução é fantástica. O paciente acorda e vai direto para a enfermaria, com o problema resolvido. Inicia-se uma dieta líquida que logo progride para a pastosa, e depois o paciente já está apto a receber alta hospitalar", diz Conrado.

O endoscopista acrescenta ser esse um procedimento mais barato, já disponível no Sistema Único de Saúde, por meio do Hospital da Restauração em Recife-PE. Conrado, que tem visitado outros estados para fazer demonstrações do procedimento, destaca que o HUWC é o único lugar onde é perceptível o avanço na habilidade desse método, uma vez que a UFC já dispõe de profissionais habilitados, como o Dr. Gildo Barreira Furtado, médico do Serviço de Endoscopia do HUWC e do Hospital Geral de Fortaleza, e o Dr. José Rúver Herculano Júnior, representante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

De acordo com o chefe do Serviço de Endoscopia do HUWC, Dr. Miguel Ângelo Nobre, o Hospital Walter Cantídio estabelecerá critérios rigorosos para garantir o sucesso dos procedimentos realizados na unidade. "Aqui no HUWC é a primeira vez que fazemos essa cirurgia. Para o futuro, teremos que fazê-la dentro de um protocolo bem definido, como foi feito nesse caso, fazendo um questionário de sintomas, uma bateria de exames prévios até mesmo para comparar a eficiência dessa cirurgia com a cirurgia convencional", diz Dr. Miguel, acrescentando ainda outros critérios importantes a serem seguidos. "Só é possível fazer um procedimento desse tipo com o suporte de um cirurgião convencional, e aqui, no nosso caso, contamos com a presença do Dr. Fernando Siqueira, que esteve desde o começo, para o caso de necessitar operar a paciente", diz.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do HUWC da UFC – fone: 85 3366 8183