MinC e BNB promovem seminário internacional sobre ciência, política e estética

O Ministério da Cultura e o Banco do Nordeste do Brasil realizam, no dia 26 de setembro, o Seminário Internacional Diálogos da Modernidade: entre Ciência Política e Estética. O evento visa promover uma reflexão crítica sobre as interações da arte e da arquitetura com o saber científico e a realidade social. A programação ocorrerá na nova sede do Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB (Rua Conde D'eu, 590 - Centro).

O acesso é gratuito, mas interessados podem inscrever-se para o seminário até esta segunda-feira (23), através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A programação será aberta na terça-feira (24), às 19h, com a exposição "Natural-natural: paisagem e artifício", de Ana Maria Tavares, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). A mostra ficará em cartaz até 3 de novembro, das 9h às 19h (terça a quinta) e das 10h às 20h (sextas, finais de semana e feriados).

DEBATES – As discussões serão permeadas pela busca de soluções e hipóteses relativas à construção do espaço natural e arquitetônico, pensando ainda seu potencial como local de experimentação estética.

A partir das 10h, a mesa-redonda "Contextos" reúne os palestrantes Jacqueline Medeiros (coordenadora de Artes Visuais do CCBNB), Renato Pequeno (Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará – UFC), Fernanda Rocha (Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza – Unifor) e Ana Maria Tavares (artista visual e professora da Universidade de São Paulo – USP). A moderação fica a cargo do Prof. Ricardo Bezerra, também do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

Às 15h, a programação segue com a mesa "Diálogos", cujos convidados são Fabíola López-Duran (professora da Universidade Rice, nos Estados Unidos), Niki Moore (doutoranda na Universidade Rice), Gisele Sanglard (pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e Paulo Herkenhoff (diretor do Museu de Arte do Rio de Janeiro). O moderador será o jornalista Enrico Rocha.

Fonte: Centro Cultural Banco do Nordeste – fone: 85 3464 3108