Casa Amarela recebe seminário sobre Direitos Humanos, com inscrições a partir de quarta (25)

O II Seminário Outros Olhares, com o tema "Direitos humanos e marcadores da diferença", acontece de 25 a 27 de setembro, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica), da UFC. As inscrições iniciam-se na manhã do dia 25, e a conferência de abertura acontecerá às 18h. O evento é promovido pela ONG Fábrica de Imagens, que promove ações educativas em cidadania e gênero. Entre as entidades apoiadoras está a Casa Amarela.

Neste ano, a conferência de abertura terá como tema "O que são direitos humanos? Panorama e desafios contemporâneos", a cargo do Prof. Solon Viola, da Universidade Vale do Rio Sinos (RS), autor do livro Direitos humanos e democracia no Brasil. Professores e pesquisadores de diversas instituições nacionais estão na programação, bem como lideranças e representantes de movimentos e organizações sociais brasileiras.

Entre os convidados estão Ana Rita Fonteles (UFC), Aparecida Montenegro (UFC), Eduardo Estevam (PUC-SP), Epitácio Macário (UECE), Fernando Pocahy (Unifor) e Raquel Jales (Instituto Superior de Teologia Aplicada – Inta). Também participarão Jandira Queiroz, assessora de Ativismo e Mobilização da Anistia Internacional, além de Rosa da Fonseca, militante e fundadora do grupo Crítica Radical. Encerrando as atividades, o Seminário traz a Fortaleza o juiz federal Roger Raupp Rios, professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (RS) e autor de livros como Direito da antidiscriminação e A homossexualidade no Direito.

Além das conferências, mesas de discussão e minicursos, está programado um videodebate, no dia 25, às 14h, organizado pelo Cine Freud, projeto de extensão do Laboratório de Psicanálise, vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC. O filme a ser debatido será "Toda forma de amor" ("Beginners", EUA, 2010), dirigido por Mike Mills.

Durante todo o evento, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados à Central de Segurança Alimentar do Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids do Ceará. Mais informações pelo site do Projeto Outros Olhares.

Fontes: Assessoria de Imprensa da ONG Fábrica de Imagens – fone: 85 3495 1887 / Casa Amarela Eusélio Oliveira – fones: 85 3366 7772 / 3366 7773