Encontro sobre saúde do trabalhador começa sexta-feira

O V Encontro Nacional do Andes-Sindicato Nacional sobre Saúde do Trabalhador será aberto no próximo dia 27, às 18h, no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza. A palestra de abertura será "Políticas institucionais e produtivistas e saúde docente", a ser proferida por Osvaldo Gradella Jr., da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em seguida, ocorrerá debate. O encontro prossegue até o próximo dia 29.

Para o dia 28, estão programadas três mesas-redondas com debate: às 9h, o tema será "Combate à precarização das condições de trabalho", tendo como palestrantes Luiz Henrique Schuch (Andes-SN), Marilene Verthein (Universidade Federal Fluminense) e Rachel Rigotto (UFC).

Às 14h, discute-se a "Privatização do espaço público e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares", a partir da fala das palestrantes Cláudia March (Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense – ADUFF-SSind) e Janine Vieira Teixeira (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra).

Encerrando o dia 28, às 17h, acontecerá a mesa sobre "Perdas de direitos na aposentadoria", com os palestrantes Sara Granemann (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Almir Menezes (Andes-SN). O dia 29 está reservado para encaminhamentos e encerramento do encontro.

Fonte: Andes-Sindicato Nacional – www.andes.org.br