Pesquisadora do Instituto de Aeronáutica e Espaço profere palestra no CT

Imagem: Cynthia Junqueira se dedica, há mais de 30 anos, ao estudo em telecomunicações (Foto: Facebook)A pós-doutora em Engenharia Elétrica Cynthia Cristina Martins Junqueira, tecnologista sênior do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ministra palestra nesta quinta-feira (26) a alunos e professores de Engenharia. Ela se dedica, há mais de 30 anos, ao estudo em telecomunicações e apresenta um panorama das pesquisas e tendências do IAE, às 14h, na sala do conselho do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici (bloco 710).

Há três anos, Cynthia Junqueira colabora com o Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (Locem), vinculado ao Departamento de Física da UFC, no projeto que desenvolve materiais apropriados para revestir e proteger antenas acopladas a veículos aeroespaciais.

O estudo também visa atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) quanto à formação de profissionais especializados na área, aptos a desenvolver a tecnologia de que o Brasil precisa para consolidar o Programa.

Vinculada, desde 1986, ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a pós-doutora tem expertise em subáreas como teoria eletromagnética, propagação de ondas e antenas.

A ideia de um centro especializado em estudos aeronáuticos remonta ao início do século XX, nos registros de Santos Dumont em seu livro O que eu vi. O que nós veremos, de 1918. Na década de 1950, o cearense Casimiro Montenegro Filho, tenente-coronel, funda o Centro, que 60 anos depois viria a se tornar o IAE.

O professor do Departamento de Teleinformática, João César Moura Mota, enumera os estudos desenvolvidos na UFC. "Temos projetos na área aeroespacial, projetando e fabricando antenas e radares para nanossatélites e aeronaves das forças aéreas nacionais e estrangeiras, construindo computadores de bordo de microssatélites brasileiros e estruturas para radar, etc.".

Ele ressalta que a área desperta a atenção dos estudantes de Engenharia: "Eles procuram traduzir seus sonhos de trabalhar em aeronáutica e aeroespaço aplicando-se, desde pequenos, nos caminhos que levam a estas formações".

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602