Alunos de Medicina são chamados a participar de teste de avaliação do ensino

Alunos da Faculdade de Medicina da UFC – com cursos em Fortaleza e Sobral, bem como os de Barbalha, curso que agora pertence à Universidade Federal do Cariri, tutorada pela UFC, – e de outras instituições que integram o Núcleo de Escolas Médicas do Nordeste realizarão, no dia 9 de outubro, o Teste do Progresso (TP).

Trata-se de uma iniciativa a ser feita, com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), para avaliar a progressão do conhecimento do conjunto dos alunos ao longo do Curso, bem como a qualidade do ensino médico. Para mobilizar os alunos, acontece a campanha "Avaliar e avançar. Eu participo!".

O Núcleo promoverá a aplicação do TP simultaneamente em todas as instituições participantes. Assim, todos os alunos de Medicina da UFC matriculados do 1° ao 12° semestre estão convocados. A Vice-Diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Valéria Goes, informa que esses estudantes estão automaticamente inscritos e, por meio da campanha, são informados sobre o Teste. Para esclarecer dúvidas e saber o local da prova, eles devem entrar em contato com a Vice-Diretoria da Faculdade (fone: 85 3366 8001) ou a Coordenação do Curso (fone: 85 3366 8004).

O TP já é utilizado por muitas escolas médicas no mundo inteiro como um método de avaliação do curso, com o propósito de melhorar o ensino oferecido a seus alunos. Cada aluno, ao receber seu resultado individual, também poderá identificar suas potencialidades e fragilidades. Por essa razão, a Profª Valéria Goes considera importante a divulgação da iniciativa para toda a comunidade acadêmica e também para a sociedade em geral. "É uma maneira de avaliar a qualidade do ensino médico", reforça.

Os estabelecimentos de ensino que instituíram o Núcleo de Escolas Médicas do Nordeste são a UFC, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Centro Universitário Christus (Unichristus), a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Faculdade Pernambucana de Saúde. Mais informações no site do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários da UFC – DIM – fone: 85 3366 8183