Alunos da UFC são premiados no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Imagem: "Lição de esqui", curta dirigido por alunos da UFC, recebeu prêmios no 46º Festival de Brasília do Cinema BrasileiroLição de esqui (ficção, cor, digital, 23 min, CE, 2013), de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro, alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, recebeu os prêmios de melhor curta ficção (R$ 20 mil) e melhor roteiro (Mouramateus, R$ 5 mil), do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, considerado o mais tradicional do País, na categoria "Ficção".

O anúncio foi feito na noite de terça-feira (24). O Festival aconteceu no período de 17 a 24 de setembro e exibiu seis curtas de documentário, seis longas de documentário, seis curtas de animação, seis curtas de ficção e seis longas de ficção. Veja a relação completa dos premiados no site do Festival.

"Neve é a água. Água é água": com essa sinopse abstrata, o curta apresenta alguns dias da vida de dois jovens moradores do bairro Maraponga, em Fortaleza. Eles começam a entrar na vida adulta e têm um plano para ganhar dinheiro. O filme, dirigido por Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro, conta no elenco com Carlos Victor, Sandio Marçal, Leonardo Mouramateus e Bruna Estrela. A classificação indicativa é de 12 anos. O teaser do curta-metragem está disponível na Internet. Outras informações estão no perfil do filme no Facebook.

SOBRE OS DIRETORES – Leonardo Mouramateus nasceu em Fortaleza. Além de realizador audiovisual, pesquisa dramaturgia em dança. É coorganizador da Mostra Percursos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Entre os curtas dirigidos por ele está Mauro em Caiena, que recebeu dois prêmios na edição 2013 do Cine Ceará e foi considerado o melhor curta na 35ª edição do Cinema du Reel, em Paris. Também dirigiu os curtas Fui à guerra e não te chamei (2010), Europa (2011) e Charizard (2012).

Samuel Brasileiro é estudante de Cinema e Audiovisual da UFC. Entre os filmes que dirigiu, escreveu e montou estão os curtas Próxima parada (2010), Ladyjane (2011), Hoje eu acordei com o cheiro do teu perfume (2012), Romance de minha vida (2012). Desenvolve o projeto virtual de vídeos-diários Os brasileiros assistem à televisão depois do jantar, selecionado para a 8ª edição do Talent Campus Buenos Aires.

TREMOR - Na mesma categoria, o curta-metragem Tremor (ficção, cor, 35mm, 14 min, MG, 2013) arrebatou os prêmios de melhor direção (Ricardo Alves Jr.), melhor fotografia (Matheus Rocha) e melhor montagem (frederico Benevides). Diego Hoefel, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, é um dos roteiristas do filme, ao lado do diretor Ricardo Alves Jr.

Saiba mais no site do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Fonte: Curso de Cinema e Audiovisual da UFC – fone: 85 3252 2041