Saúde Comunitária na UFC tem 7 pesquisas sobre o SUS financiadas pela Funcap

O Departamento de Saúde Comunitária da UFC conquistou 20% de todos os projetos aprovados pela Universidade na chamada Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Dentre os 57 projetos aprovados pelo PPSUS, 35 (61,4%) são coordenados por professores da UFC e, destes, sete (20%) têm professores do Departamento de Saúde Comunitária como proponentes ou coordenadores.

O edital foi lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o Ministério da Saúde, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O objetivo é apoiar a execução de projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado do Ceará no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos dois editais do PPSUS vigentes (nº 03/2012 e nº 07/2013), foram submetidos 191 projetos de pesquisa de diferentes instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos. Destes, 57 foram aprovados e financiados. Confira a lista dos professores do Departamento de Saúde Comunitária contemplados: Ligia Regina Franco S. Kerr, Luciano Lima Correia, Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti, Maria Lúcia Magalhães Bosi, Monica Cardoso Façanha, Ricardo José Soares Pontes e Roberto da Justa Pires Neto.

Leia mais: UFC tem 17 propostas aprovadas pelo programa Pesquisa para o SUS.

Fonte: Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8044