Após passarem por EUA e Europa, obras sobre história da enfermagem chegam ao MAUC

Imagem: Reprodução da tela "A Clínica Agnew", de Tomas Eakins, que mostra o trabalho do cirurgião que ganhou prestígio por suas operações de feridos por arma de fogo (Foto: Divulgação)Os conceitos que circundam a história da enfermagem ao longo dos séculos, da caridade ao cuidado profissional, estão expressos em pinturas e ilustrações de artistas europeus e norte-americanos no Museu de Arte da UFC (MAUC – Avenida da Universidade, 2854, Benfica).

Até 17 de outubro, está aberta ao público a exposição "A Enfermagem e as Artes Plásticas: do século XVI ao XX", com 26 obras para apreciação. Os trabalhos já passaram por exposições em vários países da Europa e dos Estados Unidos (veja lista de obras). Os conceitos de saúde, compromisso, disciplina, ternura, ciência, espírito e tantos outros são retratados em quadros como "Cena de hospital", "A enfermeira atenciosa", "O cavaleiro ferido" e "O conforto da cruz vermelha".

A exposição tem curadoria de Maria Patricia Donahue, do Lutter College (Iowa, Estados Unidos). "Realizamos uma pesquisa documental, a partir de consultas às obras de Donahue, das quais selecionamos apenas a publicação de 1989, de que constam 26 telas que foram interpretadas pela autora. Organizamos em ordem cronológica para, em seguida, discutirmos as diferentes nuanças da enfermagem, reveladas nas pinturas", explica a equipe diretora da mostra.

Como poderá ser observado na exposição, o cuidado está presente do século XVI ao século XX como essência da enfermagem, mesmo antes de ser constituída como profissão. As obras também relacionam a enfermagem à higiene, às guerras, ao hospital, à religião, à visita domiciliar, ao cuidado de enfermagem e à profissional enfermeira.

A exposição no MAUC tem direção e pesquisa de Maria Dalva Santos Alves, Mônica Oliveira Batista Oriá, Maria Suêuda Costa e Eugênio Santana Franco. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Instituições interessadas em agendar visitas nos fins de semana precisam fazer contato prévio com o Museu.

PARA EXPOR NO MAUC – O Museu de Arte da UFC está de portas abertas para propostas de exposições que relacionam a arte com a ciência. Informações sobre critérios e procedimentos podem ser obtidas com a direção do MAUC, através do telefone: 85 3366 7481.

Fonte: Profª Dalva Santos Alves, do Departamento de Enfermagem da UFC – fones: 3366 8450.