Projeto de professor da UFC conquista 3º lugar no Prêmio Instituto Brasil-Europa

Projeto de Guilherme Barreto, professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, desenvolvido juntamente com Fernando Buarque de Lima Neto, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), obteve a terceira colocação no 1º Prêmio IBE de Incentivo a Projetos Colaborativos Brasil-Europa, destinado a projetos em andamento que mantêm acordo de cooperação entre as universidades do Brasil e da Europa. O trabalho é intitulado "Desenvolvimento e aplicações de meta-heurísticas para planejamento de cadeias de suprimento".

Segundo Guilherme Barreto, o projeto colabora para a gestão efetiva das complexas inter-relações das redes comerciais atuais. Ele diz que, nesse contexto, "um campo cada vez mais importante estabelecido nas últimas décadas é o de planejamento da cadeia de suprimentos (SCP, sigla em inglês). Trata-se de tarefas de planejamento estratégico, tático e operacional para otimizar a execução de processos de uma ou várias empresas dentro de uma cadeia de suprimento".

Ocorre, esclarece ele, que "existem vários problemas de otimização combinatória que não podem ser resolvidos por técnicas de otimização matemática exata, porque eles implicam um tempo de execução exponencial em relação ao aumento do tamanho da cadeia de suprimento". Por isso, "várias meta-heurísticas têm sido propostas nos últimos anos para não necessariamente produzir ótimo global, mas oferecer soluções de boa qualidade e em tempo aceitável".

Seu trabalho se insere na procura por novas técnicas "que permitam contribuições substanciais na redução do tempo de convergência na busca de soluções interessantes para SCP".

O trabalho é financiado pela Capes e envolve a parceria entre essas duas instituições brasileiras e a Universidade Vestefaliana de Wilhelm (WWU), em Münster, Alemanha. O Instituto de Estudos Brasil-Europa (IBE), consórcio formado por instituições de ensino superior brasileiras e europeias, divulgou a premiação na última semana. A seleção premiou os três melhores projetos, a serem apresentados no 3º Congresso Anual do IBE – Inovação, Cultura e Sustentabilidade: desafios para o Brasil e Europa, que será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, em Florianópolis (SC). A equipe do IBE fará contato por e-mail com os pesquisadores premiados para acertar os detalhes da entrega do prêmio.

O resultado final é o seguinte:

1º lugar – projeto: Produção de Baixo Custo e Confiável de Compósitos de Matriz Cerâmica Óxida. Pesquisador responsável: Dachamir Hotza (UFSC). Instituição europeia parceira: Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH) – Alemanha. Área: Exatas – Engenharia Química;

2º lugar – projeto: A Proteção Nacional e Internacional dos Consumidores (em especial dos Consumidores dos Serviços Bancários e Financeiros nos Processos de Integração Mercosul e União Europeia). Pesquisador responsável: Claudia Lima Marques (UFRGS). Instituição europeia parceira: Justus-Liebig-Universität Gießen – Alemanha. Área: Humanas – Direito;

3º lugar – projeto: Desenvolvimento e Aplicações de Meta-heurísticas para Planejamento de Cadeias de Suprimento. Pesquisador responsável: Guilherme de Alencar Barreto (UFC) e Fernando Buarque de Lima Neto (UPE). Instituição europeia parceira: Universidade Vestefaliana de Wilhelm (WWU), em Münster, Alemanha. Área: Exatas – Engenharia de Computação.

Fonte: Guilherme Barreto, Departamento de Engenharia de Teleinformática – fone: 85 3101 7626