Universidade de Buenos Aires concede título de doutor honoris causa a Paulo Bonavides

Imagem: O jurista e professor emérito da UFC Paulo BonavidesA Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, concedeu no último dia 1º o título de doutor honoris causa ao jurista Paulo Bonavides, professor emérito, desde 1991, da Faculdade de Direito da UFC. Considerado o mais importante jurista da América Latina hoje, Bonavides leciona no Curso de Doutorado em Direito da UBA.

Na solenidade, às 18h, no Salão Vermelho do Palácio Dórico daquela Universidade, ele foi representado pelo Diretor da Faculdade de Direito da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que recebeu o título, e pelo Prof. Paulo Aragão, Chefe do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito, que leu o discurso escrito pelo homenageado.

Por telefone, de Buenos Aires, o Prof. Paulo Aragão destacou a importância da homenagem vinda de uma instituição que está entre as 200 melhores do mundo, na área do Direito, de acordo com o Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU) 2013. Ele informou que o título foi proposto pelos professores Raúl Gustavo Ferreyra, Alberto R. Dalla Via y Ricardo Rabinovich-Berkman.

SAIBA MAIS – Paulo Bonavides, nascido em 10 de maio de 1923, é natural de Patos, na Paraíba. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na então Faculdade Nacional de Direito, do Rio de Janeiro. É também doutor e livre-docente em Direito pela UFC. Seu reconhecimento como jurista e constitucionalista ultrapassou as fronteiras do Brasil.

Entre os vários títulos recebidos estão o de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Inca Garcilaso de la Vega e Universidade de Fortaleza. Também recebeu a Medalha Rui Barbosa, a maior honraria da Ordem dos Advogados do Brasil, e a Medalha Teixeira de Freitas, do Instituto dos Advogados Brasileiros, além de várias outras homenagens, como o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará, a Medalha Clóvis Beviláqua do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Entre suas obras referenciais na área do Direito estão Ciência Política e Curso de Direito Constitucional.

Fonte: Prof. Paulo Aragão, Chefe do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito – fone: 85 3366 7837