Dissertação sobre "cyberatletas", produzida na UFC, recebe destaque no Encontro da Anpocs

Imagem: Cyberatletas em ação, disputando torneio digital de futebol (Foto: acervo pessoal)A dissertação Unidos pelo controle: uma etnografia das práticas de sociabilidades dos cyberatletas do futebol digital, produzida por Daniel Costa Valentim, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, recebeu menção honrosa no 37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), realizado de 23 a 27 de setembro, em Águas de Lindoia (SP).

Realizado durante o curso de mestrado que Valentim fez na UFC, o trabalho foi defendido em março de 2012, orientado pelo Prof. Domingos Sávio Abreu.

"É um reconhecimento importante: a quarta vez que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC recebeu essa premiação. A importância do trabalho está em dar visibilidade a um grupo pouco divulgado, os jogadores profissionais de futebol digital, conhecidos como cyberatletas", afirma Valentim, que também é pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC.

Segundo Valentim, os cyberatletas são "agentes que se distinguem pela efusiva e intensa participação em competições e torneios off-line de futebol digital. Em meados de 2005, esses jogadores iniciaram um processo de profissionalização da prática que culminou com a oficialização de diversas associações e federações de jogadores em distintos estados brasileiros. Em Fortaleza, eles formalizaram a Federação Cearense de Futebol Digital (FCeFD). Pudemos notar o surgimento de um mercado de bens simbólicos oriundo da prática intensiva desses atletas nesta rede de campeonato: os 'circuitos dos cyberatletas'".

Fontes: Prof. César Barreira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC – fone: 85 3366 7422 / Daniel Costa Valentim, aluno de Doutorado em Sociologia – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.