Secult-Arte entrega projeto com cenografia e figurinos da ópera Moacir das 7 mortes

Imagem: O maestro do Coral da UFC, Prof. Erwin Schrader, mostra croquis da ópera popularFoi oficialmente entregue na tarde do último dia 3 ao Reitor da UFC, Jesualdo Farias, o projeto gráfico do livro que conterá toda a cenografia e os figurinos da ópera popular Moacir das sete mortes ou A vida desinfeliz de um cabra da peste.

A comissão que fez chegar às mãos do Reitor os croquis, de autoria do artista plástico Descartes Gadelha, foi formada: pelo titular da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, Prof. Elvis Matos; pelo maestro do Coral da UFC, Prof. Erwin Schrader; pela cantora lírica Inês Mapurunga; pelo designer gráfico Alexandre Santos; e pelo próprio Descartes Gadelha.

Os croquis, durante muito tempo, ficaram sob os cuidados de diferentes pessoas, inclusive nos arquivos do falecido cantor Paulo Abel. Depois de reunidos, ainda passaram por incidente protagonizado por Descartes, que num momento de distração, os deixou sobre a capota do carro e deu partida no veículo, fazendo com que as folhas se espalhassem pelas ruas. Como um milagre, um senhor, depois de perceber que os papéis eram importantes, os devolveu ao artista que, por sorte, tinha escrito o endereço de sua residência em uma das folhas. A ópera é uma súmula da cultura nordestina, com sua religiosidade, danças e folguedos, conforme observou Descartes.

Depois de manusear as ilustrações, o Prof. Jesualdo Farias disse que a partir de agora, "não tem vento que consiga espalhar os desenhos", porque está tudo digitalizado. Agradeceu a Descartes Gadelha a demonstração de amor que dá à Universidade ao envolver-se tanto com o projeto da ópera e comunicou que fará sua parte, qual seja, conseguir recursos financeiros para publicar o livro. Admite o Reitor que as possibilidades são grandes de arranjar o dinheiro e, a depender da gráfica que fará o trabalho, poderá ser lançado ainda neste ano.

A ópera popular foi idealizada pelo sopranista Paulo Abel e absorvida pela Profª Izaíra Silvino, que pensavam em montar uma escola para preparar profissionais capazes de trabalhar na encenação. Para a produção da ópera-escola, o projeto prevê a criação de Núcleos de Formação e Criatividade em Artes, Ofícios e Economia Criativa nas seguintes macrorregiões: Cariri – Juazeiro – cena 1; Vale do Acaraú – Limoeiro do Norte – cena 4; Sertão dos Inhamuns – Tauá – cena 5; Litoral Leste – Aracati – cena 6; Extremo Oeste – Jericoacoara – cena 7; Região Metropolitana de Fortaleza – Ópera completa – todas as 7 cenas preparadas nas demais macrorregiões.

Composta por José Tarcísio de Lima, libreto escrito pelo teatrólogo Oswald Barroso, com trabalho de pesquisa do compositor Eugênio Leandro, a ópera não obedece nem à estrutura nem à estética europeia. Uma parte do 4º ato de Moacir das Sete Mortes, trecho que contava a prisão de Bárbara de Alencar, foi ao palco no antigo Centro de Convenções.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332