Laboratório de Estudos da Violência participa do Fórum Comunicação e Juventude

O Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da UFC, Prof. César Barreira, e o professor, escritor e conferencista baiano Clóvis Nunes, coordenador do Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz) e da Rede Desarma Brasil, serão os palestrantes do fórum Comunicação e Juventude – uma Reflexão sobre o Desarmamento e a Cultura de Paz: o Jovem como Agente e Vítima da Violência.

O evento é promovido pela ONG Agência da Boa Notícia (ABN), e a UFC é uma das instituições apoiadoras. O encontro acontecerá no dia 10 de outubro, a partir das 19h, no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC – Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota, em Fortaleza).

No evento, a ABN fará a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2013 a profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade. Além de Clóvis Nunes e César Barreira, dialogarão sobre a juventude no contexto da violência: a jornalista Lucila Cano, que escreve sobre Responsabilidade Social e Ética em diversos jornais nacionais, sendo sua coluna publicada no Ceará pelo jornal O Povo; a professora Sandra Helena de Sousa, da Universidade de Fortaleza; e Alef Feitosa, do projeto Jovens Agentes da Paz (JAP), desenvolvido em cinco escolas da rede pública estadual do Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

O Prof. César Barreira afirma que no início desta década, o LEV realizou a pesquisa "Juventude, violência e cidadania em Fortaleza", que apontava divisão e desigualdade entre jovens de classe média em bairros de maior renda e os de áreas da periferia, com suas diferentes práticas sociais. Nesse estudo, o índice de uso de armas por parte de jovens não foi significativo. Atualmente, o LEV inicia nova pesquisa, e um dos pontos preocupantes é o indício no aumento do percentual de jovens que andam armados. Na periferia, "há indicações de que o jovem está sendo usado como braço armado do tráfico de drogas", diz o professor.

INSCRIÇÕES – O evento é aberto ao público. Para participar, a pessoa interessada pode enviar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. as seguintes informações: nome completo, profissão ou curso, empresa ou instituição de ensino e telefone. O assunto da mensagem é: "Inscrição – Fórum Comunicação e Juventude". A ABN emitirá certificado de participação. Mais informações: Agência da Boa Notícia - (85) 3224 5509 – www.boanoticia.org.br.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331