Mensagem da Reitoria. Dia do Professor: uma data para comemorar conquistas

No Dia do Professor, queremos saudar todos os colegas que abraçaram o magistério na Universidade Federal do Ceará. Com uma respeitável massa crítica de 1.200 professores doutores, nosso corpo docente tem promovido a ascensão da UFC em todos os rankings que mensuram a qualidade do Ensino Superior em nosso país, enquanto se constitui no grande esteio que vem possibilitando a expansão responsável, segura e irreversível dos nossos cursos no interior do Estado. Com isso, temos alargado as portas para ingresso na Universidade pública, ao tempo em que exercitamos os parâmetros de excelência que distingue a nossa Instituição e potencializam sua contribuição para o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste.

É fundamentada no compromisso institucional dos nossos colegas, na dedicação diuturna dos que se consagram ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, que a UFC se desdobra, ensejando o nascimento da Universidade Federal do Cariri – UFCA, ou tutorando a criação e consolidação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB. São muitos os compromissos resgatados porque tem sido inesgotável o apoio e entusiasmo dos que fazem a nossa própria Universidade. Assim, no Dia do Professor, temos considerável saldo de conquistas a comemorar, vitórias que se contabilizam no plano individual mas, principalmente, no coletivo, pois o saldo mais positivo de todos os nossos esforços foi sedimentar, ainda mais, a credibilidade e o respeito devotados pela sociedade cearense a nossa Instituição.

Jesualdo Pereira Farias                       Henry de Holanda Campos
Reitor                                                Vice-Reitor