Professor do Labomar é eleito para integrar a Academia Mundial de Ciências

Imagem: Prof. Luiz Drude, Coordenador Acadêmico do Labomar (Foto: Divulgação/Academia Brasileira de Ciências)O Prof. Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC, foi um dos 11 pesquisadores brasileiros eleitos para integrar a Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês), associação que promove o avanço da ciência em países em desenvolvimento. A escolha foi feita na 24ª Reunião Geral da TWAS, ocorrida em Buenos Aires, no início de outubro. O Brasil foi o segundo país com o maior número de membros eleitos em 2013, atrás apenas da Índia, com 12 eleitos.

Luiz Drude, membro da TWAS na área de sistemas biológicos e organismos, possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 2013, tornou-se professor titular da UFC. Foi membro por quatro mandatos do Comitê Assessor de Ecologia e Limnologia (CA-EL) do CNPq e membro do Comitê de Assessoramento da Área de Geociências e da Área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além disso, foi professor visitante da Universidade de Toulon e do Var, na França, entre 1998 e 2006, coordenou o projeto Instituto do Milênio Estuários – Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano (2005-2008) e, atualmente, coordena o projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Transferência de Materiais Continente-Oceano. Foi eleito, em 2009, membro da Academia Brasileira de Ciências e, em 2011 recebeu o Prêmio Bunge, na categoria Vida e Obra, na área de Oceanografia.

A TWAS foi fundada em 1983 em Trieste, na Itália. Originalmente batizada de Academia de Ciências do Terceiro Mundo, depois ganhou o nome de Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento.

Fonte: Nadsa Maria Araújo Cid, bibliotecária do Labomar – fone: 85 3366 7006