Professor do Departamento de Geografia ocupará cadeira no Instituto do Ceará

O Prof. Eustógio Dantas, do Departamento de Geografia da UFC, assume uma cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) na próxima quinta-feira (17). A solenidade será na sede do Instituto (Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro, Praça do Carmo – Fortaleza), às 19 horas. O professor foi eleito no fim de setembro pela maioria dos sócios do Instituto do Ceará. Ele será saudado pela Profª Clélia Lustosa, também geógrafa e professora da UFC.

Eustógio Dantas é doutor em Geografia e Planejamento pela Universidade de Paris IV – Sorbonne (Institute de Géographie), de onde foi professor visitante. Atualmente, coordena trabalhos na Pós-Graduação em Geografia e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC. O pesquisador edita três revistas científicas: a Mercator, a Revista da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) e a Coleção Estudos Geográficos da UFC.

O Instituto do Ceará foi fundado em 1887 e é uma das mais tradicionais instituições cearenses para difusão da ciência e da cultura. Dele participam 40 sócios vitalícios que se reúnem mensalmente em conferências. O Instituto possui um acervo de mais de 35 mil volumes, o que, entre outros, inclui as bibliotecas de Barão de Studart e de Capistrano de Abreu, além de 5,2 mil cartas deste último, disponíveis para pesquisa.

Fonte: Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico – fone: 85 3231 6152