Estudante da licenciatura em Química da UFC recebe o Prêmio IEL de Estágio 2013

Imagem: Maria Aislânia foi campeã da etapa regional do Prêmio IEL de Estágio 2013 (Foto: José Paulo Lacerda, do Portal da Indústria)A estudante do Curso de Licenciatura em Química da UFC, Maria Aislânia Bezerra Xavier, foi a campeã da etapa regional e vice-campeã da etapa Nacional do Prêmio IEL de Estágio 2013, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi. A entrega da premiação da etapa nacional acorreu em Brasília, no dia 15. Foram premiadas as melhores práticas de estágio desenvolvidas no País.

Maria Aislânia foi orientada pela Profª Ruth Maria Bonfim Vidal, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC. Ela atuou na implantação do projeto vencedor "Química verde" durante o estágio de cerca de um ano na empresa Nufarm Indústria Quimíca e Farmacêutica, produtora de defensivos agrícolas.

O projeto consistiu em modificar o método de análise do controle de qualidade dos produtos da empresa. O resultado foi uma redução de custos, diminuição no volume de resíduo gerado no laboratório, além de ter tornado produtos menos perigosos, menos tóxicos, reduzindo os riscos ambientais.

Fonte: Rogério Teixeira Mâsih, coordenador da Agência de Estágios – fone: 85 3366 7413