Procurar no portal

Pró-Reitoria de Administração lança Manual de Gestão de Materiais e Patrimônio

Imagem: A Pró-Reitora Denise Corrêa apresentou o Manual de Gestão de Materiais e Patrimônio no auditório da ReitoriaA Pró-Reitoria de Administração produziu, e apresentou na tarde de hoje (17) para pró-reitores, diretores, coordenadores e chefes de unidades dos campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá, o Manual de Gestão de Materiais e Patrimônio, "com o objetivo de organizar e regularizar o controle físico dos bens móveis da Instituição", explicou na ocasião a Profª Denise Maria Chagas Corrêa. O encontro foi realizado no auditório da Reitoria, aberto pelo Vice-Reitor Henry de Holanda Campos, que destacou, a importância do trabalho desenvolvido pela Pró-Reitoria.

"A administração pública vem passando por mudanças significativas no que tange ao controle interno de suas operações desempenhadas nas mais diversas áreas. Essas mudanças impõem ao gestor público o dever de observância dos aspectos legais inerentes às atividades e, com isso, a gestão do serviço público deve ser orientada não só ao controle da legalidade, mas também ao controle gerencial de suas ações. As instruções contidas no Manual deverão ser observadas por todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFC, para que se tenha um controle eficiente dos bens", observou a Pró-Reitora de Administração. As instruções são fundamentadas em leis, decretos, instruções normativas, portarias, resoluções e no Manual do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Na apresentação do Manual fica claro que a gestão dos estoques e bens patrimoniais se propõe a atender prontamente à demanda dos clientes internos, no momento e na quantidade desejada, agregando, assim, valor ao final da cadeia de suprimentos. Esta função cabe ao Almoxarifado e à Divisão de Patrimônio, subordinados ao Departamento de Administração da Pró-Reitoria de Administração.

CONTEÚDO – O Manual pretende responder todos os questionamentos que possam surgir com relação ao tema, porque seu conteúdo abrange itens como o processo de planejamento de aquisição de materiais de consumo; recebimento, armazenagem e distribuição; recebimento de materiais permanentes; distribuição de materiais permanentes e importados; transferência, e movimentação ou empréstimo de bens móveis. Trata, ainda, de inventário – bens, descrição e fluxo do processo de inventário –, depreciação, amortização e exaustão, e dá orientações gerais sobre desfazimento de bens inservíveis, descrição dos procedimentos de leilão e processo de doação.

Fonte: Pró-Reitoria de Administração da UFC – fone: 85 3366 7365

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300