Com trabalho sobre transporte público, curso da UFC ganha prêmio de design

Imagem: O objetivo do trabalho era apresentar propostas de melhoria da experiência do passageiro nas grandes cidades (Foto: Tomaz Silva/ABr)A Célula Multimídia, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), venceu pelo segundo ano consecutivo a competição do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos sobre Sistemas Computacionais.

A 12ª edição do evento foi realizada em Manaus, de 8 a 11 de outubro, com premiação temática em Design. O trabalho intitulado "ConFortis: uma nova experiência, desde o planejamento até o seu destino!" apresentou uma proposta para a melhoria da experiência do usuário que utiliza transporte público nas grandes cidades brasileiras.

A equipe formada pelos estudantes Rodrigo Almeida, Deivith Oliveira, Átila Oliveira, Lorena Rocha, sob orientação da Profª Ticianne Darin, trabalhou o tema "Como melhorar a experiência do usuário que usa transporte público nas grandes cidades", que resultou na proposta vencedora.

"Utilizamos uma abordagem de Design Thinking, propagada pela empresa de design IDEO, e realizamos uma pesquisa com 280 usuários. Identificamos os principais problemas no uso do transporte público de umas das cinco cidades mais populosas do Brasil, Fortaleza, como: demora, desconforto, falta de informação e insegurança. A partir daí, criamos uma proposta inovadora de experiência do usuário para transporte público que se baseia na satisfação das necessidades básicas (Hierarquia das Necessidades de Maslow), através de pequenas interações diluídas no ambiente, da aplicação de princípios do design afetivo, percepção multissensorial, imersão e ambientação", explica Ticianne.

Ela acrescenta que toda a pesquisa foi realizada em conjunto com políticas públicas de segurança e programas de reeducação da população e dos funcionários de transporte público. A proposta ainda foi avaliada e aprovada pelos usuários, que demonstraram ansiedade em vê-la aplicada em sua cidade.

PRIORIDADES - A professora enfatiza que inicialmente o estudo era baseado em projetos realizados em outros países. "Pensamos em prover ao usuário formas de entretenimento para ajudá-lo a ter uma melhor experiência enquanto utiliza o sistema de transporte público. Entretanto, percebemos pela pesquisa que as pessoas necessitavam de coisas mais básicas primeiro, que não estavam sendo providas, e que sem satisfazer essas coisas, a experiência não poderia ser realmente melhorada".

A competição teve objetivo de oferecer oportunidade para estudantes de interação humano-computador e áreas afins de participar de um evento nacional através de uma atividade prática. Além disso, visou criar um espaço de exposição de soluções para um problema socialmente relevante e estimular uma maior interação entre representantes da indústria e estudantes.

Ano passado, a Célula Multimídia venceu a Competição de Avaliação, com o trabalho intitulado: "Exposição de imagem no Facebook – um estudo sobre a privacidade de fotos pessoais na rede social", com equipe formada por: Átila Oliveira, Arthur Oliveira, Deivith Oliveira, Mateus Carneiro, Rodrigo Almeida e orientação também da Profª Ticianne Darin.

Fonte: Prof. Glaudiney Mendonça, coordenador do curso de Sistemas e Mídias Digitais – fone: 85 3366 9029 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / site: smd.virtual.ufc.br