Grupo da coreógrafa alemã Riki van Falken apresenta-se em Fortaleza, domingo

Imagem: bailarinos Riki van Falken e Naim Syahrazad se apresentam na Bienal Internacional de DançaNuma parceria da Casa de Cultura Alemã, da UFC, Instituto Goethe de Salvador e Bienal Internacional de Dança 2013 no Ceará, a coreógrafa e bailarina Riki van Falken e o bailarino malaio Naim Syahrazad apresentarão no domingo (20), às 21h, no Theatro José de Alencar, o espetáculo Echo - It's just a temporary thing. O evento, na programação da Bienal, integra a Temporada Alemanha + Brasil 2013.

A mesma peça coreográfica será apresentada na terça-feira (22), às 19h, no Centro Urbano de Cultura, Artes, Ciência e Esporte (Cuca), na Av. Presidente Castello Branco, 6417, na Barra do Ceará. Hoje (18), o grupo de Riki van Falken ministra workshop no Sesc Iracema, às 17h.

Serão oportunidades de o público local conhecer uma faceta singular da dança contemporânea alemã, considera Ute Hermanns, professora visitante leitora com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Ela informa que Echo - It's just a temporary thing é a última parte da trilogia Echo, de Falken, que,  junto com o malaio Naim Syahrazad, atua na performance. "Echo I" foi desenvolvido para a companhia de dança Southern Lights Dance Company em Christchurch, Nova Zelândia. A segunda parte estreou em dezembro de 2011, em Kuala Lumpur, Malásia, onde Falken, a convite do Goethe-Institut, passou alguns meses em 2010. Como professora convidada, ela dava aulas de coreografia na academia de Arte Aswara, em Kuala Lumpur, onde conheceu Naim Syahrazad.

Para a performance Echo - It’s just a temporary thing, Riki von Falken convidou Naim Syahrazad para ir a Berlim participar do projeto, o resultado desse trabalho em conjunto relata o encontro de suas culturas. No palco, explica Ute, dialogam dois artistas equivalentes, com diferentes raízes, mas com o propósito de aprender um com o outro, respeitando a individualidade de cada um. Falken foi marcada pela dança pós-moderna dos Estados Unidos; Syahrazad estudou dança moderna, mas domina também técnicas e artes marciais tradicionais da Malásia, da Índia e da China. O que une esses dois artistas é seu conceito semelhante de espaço e dança.

SAIBA MAIS - Riki von Falken nasceu em 1954 em Hohenlimburg, Alemanha, e chegou a Berlim no início dos anos 80, onde atua como bailarina e coreógrafa. Ela aproveitou duas bolsas de estudos do Senado de Cultura Alemão para fazer intercâmbios em Nova York. O estilo de dança nova-iorquino influencia seu trabalho até hoje.

WORKSHOP EM FORTALEZA - Estudantes da dança aprenderão a importância de uma sólida formação técnica de dança. Na fase do aquecimento no chão e na posição em pé é reforçado o alinhamento do corpo, para aprofundar o conhecimento de si mesmo e do corpo com novos impulsos. O treinamento de Riki von Falken combina a dança contemporânea com o material de sua mas recente performance Echo - It's just a temporary thing. Ela usa o seu repertório de dança para mostrar o seu processo criativo. Trata-se de uma tentativa para fornecer um suporte aos estudantes e aos artistas contemporâneos para o seu desenvolvimento pessoal.

Fonte: Profª Ute Hermanns, Professora Visitante Leitora com apoio do DAAD – fone: 85 3214 4032 / e-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.