Plano Diretor de Tecnologia da Informação é aprovado em reunião na UFC

Imagem: A sala-cofre que abrigará o Data-Center da UFC será o maior do Estado e o terceiro do País em uma Universidade FederalFoi aprovado na manhã do último dia 18, em reunião presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, na Reitoria da UFC, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UFC. O Plano é um instrumento de planejamento, gestão e diagnóstico dos recursos e processos de TI na Instituição. A aprovação foi feita pelo Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação (CATI), que reúne um representante da cada unidade acadêmica e administrativa da Instituição.

"O Plano Diretor terá prazo até 2017 para ser concluído, sendo revisado a cada ano, com validade de 2013 a 2017. Há ações previstas nele que já estão em andamento, como o Plano de Segurança da Informação (PSI), a capacitação e a reestruturação da TI da universidade", explica o diretor executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação, Prof. José Macêdo.

Outra iniciativa contemplada no Plano Diretor e que está em fase de conclusão é a construção de uma sala-cofre para abrigar o atual Data-Center da Instituição. Com uma estrutura de cerca de 100m² de perímetro de segurança, o ambiente será o maior do Estado e o terceiro do País em uma Universidade Federal. O investimento total foi de R$ 10 milhões e estará em funcionamento a partir do mês que vem, com capacidade de oferecer proteção contra incêndios, arrombamentos, explosões, inundações, dentre outros possíveis geradores de danos.

"A sala tem dois níveis de segurança: a sala-cofre e a sala segura. O objetivo é proporcionar a segurança física dos ativos de TI da Universidade e a alta disponibilidade. Para o usuário, haverá uma sensação de maior velocidade de acesso, os serviços vão estar menos inconstantes e quedas de energias não vão mais atingir os serviços de TI", afirma Macêdo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331