Universia apresenta novas plataformas e convida Reitor para o Conselho Consultivo

Imagem: Em reunião na Reitoria, o diretor geral do Universia no Brasil, Luis Cabañas, convidou o Reitor Jesualdo Farias a integrar o Conselho Consultivo da Instituição (Foto: Ribamar Neto)Para apresentar novas plataformas agregadas ao portal da Universia, foi recebido em audiência pelo Reitor Jesualdo Farias, da UFC, o diretor geral da instituição no Brasil, Luis Cabañas. Presentes também ao encontro Clovis Jungbluth Teixeira, do Santander Universidades, Júlia Miranda, gerente da agência do Santander da Reitoria, e o Prof. Barros Neto, diretor do Centro de Tecnologia da UFC.

Veja imagens do encontro

Entre as novidades que apresentou está a Inoversia, que aglutinará tudo o que se faz em pesquisa, no âmbito acadêmico. O encontro objetivou, ainda, convidar o Reitor Jesualdo Farias a integrar novamente o Conselho Consultivo da Universia, que se reunirá no dia 19 de novembro, em São Paulo, com a presença de seu presidente mundial, o espanhol Emilio Botin.

Luis Cabañas cumpre roteiro de visitas a reitores que integram o Conselho Consultivo, num trabalho que tem por meta difundir o mais amplamente possível, nas comunidades universitárias, os serviços prestados pela instituição.

PERFIL – A Universia é a maior rede de universidades de fala hispânica e portuguesa. É formada por 1.242 universidades sócias de 23 países ibero-americanos, que representam 15,3 milhões de professores e estudantes universitários. Do Brasil são associadas 270 universidades entre públicas e privadas. Atua como elo entre empresas, instituições e universitários. Fornece ferramentas, espaços e projetos que ajudam empresas e instituições a apresentar produtos e serviços de valor para o grupo universitário. Essa atividade enquadra-se em três eixos de atuação: emprego, formação e publicidade e marketing.

No que diz respeito à sua atuação no setor de emprego, administrou 267.170 empregos entre janeiro e outubro de 2011 e mais de 1 milhão de vagas desde sua criação, conforme dados expostos em seu site. A Universia, desde 2008, coordenou 1.958 cursos de formação que receberam 44.338 profissionais de empresas e instituições públicas. Foram ministrados por 542 professores vinculados a universidade, consultoria ou empresa.

Está entre suas funções promover alianças com empresas líderes, que proporcionam benefícios exclusivos para a comunidade universitária. Através dos portais Universia e mediante eventos presenciais, os universitários ibero-americanos têm acesso à informação e aos serviços de empresas locais ou globais que desenvolvem produtos de seu interesse.

INOVAÇÃO – O Reitor Jesualdo Farias admitiu que a plataforma Inoversia, a ser lançada, vem em boa hora, tendo em vista a ausência, no Brasil, de um encadeamento do que é feito em pesquisa. A área acadêmica é muitas vezes dissociada da área industrial e, mesmo entre as universidades, não há uma conexão para se saber em que cada uma está trabalhando. Luis Cabañas destacou que a instituição (fundada há 13 anos) trabalha olhando para o futuro, sempre procurando oferecer serviços específicos para cada país associado. Neste ano, durante os meses de agosto e setembro, disponibilizou provas simuladas do ENEM, exemplificou.

Outros contatos deverão ser agendados entre a rede e a UFC para aprofundar relações, porque a ideia é fazer com que "as universidades ampliem seu conhecimento sobre a Universia e dela se apropriem", finalizou Cabañas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332