Semana de Ciência e Tecnologia traz à UFC responsável por recrutamento da Petrobras

Promovida por estudantes e professores dos 12 cursos de graduação de Engenharia do Centro de Tecnologia (CT), a Semana de Tecnologia da UFC 2013 acontece simultaneamente, de 5 a 8 de novembro, nas salas de aula e auditórios do CT, com programação em cada curso.

A abertura acontecerá dia 5 de novembro, às 16h, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 711 – Campus do Pici). O convidado é o responsável pelo Departamento de Recrutamento e Seleção da Petrobras, Tiago Lopes e Sousa, que vai falar sobre o ingresso no corpo de funcionários da empresa, que atualmente comporta mais de oitenta mil funcionários distribuídos em 25 países.

O evento compõe a rede de 527 instituições arregimentadas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o objetivo de difundir e estimular a busca pelo conhecimento científico em todo o País.

Neste ano, o foco das atividades da Semana de Tecnologia é integrar "Ciência, Saúde e Esporte", tema oficial que deve refletir sobre a aplicação desses três eixos na realização de competições esportivas mundiais.

Nas palestras e minicursos, expertises técnicas serão aprofundadas por profissionais que são referência em suas áreas, motivando e orientando os futuros engenheiros sobre a profissão. Nas visitas externas, grandes empresas abrem as portas para mostrar suas instalações e rotinas produtivas aos estudantes.

A programação completa está disponível no site do evento.

PARTICIPAÇÃO - Na UFC, as atividades da Semana têm mobilizado mais de mil alunos a cada ano, oferecendo a eles formação extracurricular e vivência prática no mercado de trabalho. Segundo o coordenador da Semana de Tecnologia UFC 2013, Alexandre Araújo Bertini, professor do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil, o grupo de 24 organizadores tem como meta "a divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos".

Ele aponta a necessidade de os estudantes de Engenharia buscarem formações que ampliem o conhecimento da sala de aula. "Acreditamos que os nossos alunos devem procurar a flexibilização dos seus currículos e temas, como os que foram propostos pela Semana, são excelentes oportunidades", defende.

Fonte: Alexandre Araújo Bertini, coordenador da Semana de Tecnologia – fone: 85 3366 9607