Nos dias 24 e 25, Seminário reflete sobre direitos humanos e preconceito no ambiente escolar

Com o objetivo de pensar os direitos humanos no âmbito do gênero como questão desafiadora para a escola e a comunidade escolar, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Educação em Direitos Humanos: Gênero e Sexualidade na Escola, da UFC, promove quinta e sexta-feira (24 e 25) o I Seminário Direitos Humanos e Gênero: perspectivas para educação e pesquisa.

O evento, destinado a educadores, professores, alunos de licenciatura e demais interessados, pretende, ainda, qualificar docentes e futuros professores para abordar as questões de gênero no espaço escolar, além de discutir a transformação dessas questões em objetos de pesquisa e reflexão.

São destaques do Seminário as conferências dos professores Marcelo Natividade, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, coordenador de cursos de educação a distância em Direitos Humanos, que formam professores de vários municípios cearenses na questão do gênero; e Fernando Seffner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (GEERGE).

Apesar de aberto ao público, as inscrições para ouvintes e participantes de oficinas e GTs já foram encerradas. As oficinas, voltadas para alunos de licenciatura de várias universidades, destinam-se a pensar formas de enfrentamento ao preconceito no espaço da escola. A programação completa está disponível on-line. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Profª Ana Rita Fonteles, coordenadora do PIBID Educação em Direitos Humanos – fone: 85 9167 8608