UFC faz avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional e destaca avanços

Imagem: O Reitor Jesualdo Farias falou, na Casa de José de Alencar, para representantes das administrações superior e acadêmica da UFC (Foto: Rafael Cavalcante)Ao encerrar o I Seminário de Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Reitor Jesualdo Farias, da UFC, reconheceu como "muito incentivador" o que foi apresentado pelos participantes que fizeram exposição sobre as metas alcançadas nos últimos 12 meses. Segundo ele, houve avanços em todas as áreas. O encontro foi realizado durante todo o dia de ontem (21), no auditório da Casa de José de Alencar. Outra avaliação – mais aprofundada – está agendada para os dias 4 e 5 de novembro, quando os participantes irão apontar o que pode ser melhorado nos próximos três anos.

Os titulares da Administração Superior e Administração Acadêmica, bem como coordenadores e o procurador geral da UFC mostraram o que foi realizado e o que deixou de ser feito entre outubro de 2012 e outubro de 2013. A Pró-Reitoria de Planejamento foi responsável pela consolidação do documento.

A Profª Denise Maria Correa, Pró-Reitora de Administração, falou sobre os desafios do setor, como eficiência da gestão e dos controles internos, destacando a implantação da metodologia de trabalho sob a concepção "gestão de processos". Ressaltou, ainda, a criação de um horário diário para atender a comunidade acerca dos trâmites e da instrução de processos.

Imagem: A Profª Denise Correa, Pró-Reitora de Administração, ressaltou ações rumo à eficiência da gestão e dos controles internos (Foto: Rafael Cavalcante)O Prof. Serafim Ferraz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, adiantou que implantará os novos planos de carreira, cargos e salários das universidades públicas para pessoal docente e técnico-administrativo, em conformidade com as Leis 12.772 e 12.683. "Objetivamos ver implantado até 2017 um modelo de gestão de pessoas por competências em toda a UFC", acrescentou. O Pró-Reitor anunciou também que o novo site da Progep, onde são publicados editais de concursos e seleções da UFC, bem como serviços voltados ao servidor, deverá estar no ar em dezembro deste ano.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil Aquino, por sua vez, elegeu como meta consolidar e expandir a inovação tecnológica. Falou, ainda, da criação de serviços de apoio aos pesquisadores e da aproximação com o setor produtivo. Anunciou que, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), a UFC ocupa o 1º lugar em pesquisa entre as universidades nordestinas.

EXTENSÃO E ESTUDANTES – A Pró-Reitoria de Extensão foi representada pelo Prof. Almir Holanda, que destacou as adequações das normas gerais de extensão e estágio na UFC, que incluíram a reestruturação e a ativação da Câmara de Extensão.

O Prof. Ciro Nogueira, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, mostrou o trabalho da Pró-Reitoria em números, registrando o aumento da quantidade de bolsas – inclusive a bolsa atleta, cuja oferta foi dobrada –, de vagas para moradia (nas residências e com auxílio moradia) e da isenção de taxas para estudantes que não têm condições de pagar o Restaurante Universitário. Segundo ele, até o último dia 16, foram servidas 1.166.752 refeições.

O Prof. Ciro ressaltou, ainda, a inauguração do refeitório do Porangabuçu, que já serve mil refeições por dia, e a implantação da quarta refeição nas residências universitárias. Ele anunciou a construção de mais um refeitório no campus do Pici e nos campi de Sobral e Quixadá.

ENSINO e INCLUSÃO – A melhoria da qualidade do ensino, estimulando a inovação das metodologias de ensino e aprendizagem, foram avanços apontados pela Pró-Reitoria de Graduação, representada pelo Prof. Cláudio Marques. A titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, Profª Vanda Leitão, destacou a criação do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos e a realização do I Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior, em Fortaleza.

COMUNICAÇÃO – Para o Prof. Nonato Lima, Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, o PDI permitiu "consolidar um plano que orienta o trabalho de reestruturação e definição dos objetivos e do potencial de ação do setor". Como avanços, ele citou a pesquisa feita junto à comunidade universitária sobre o trabalho e produtos da CCSMI, que permitiu gerar propostas para melhorias que estão em andamento.

Falou das mudanças do Jornal da UFC, que passará a ser mensal; da Agência de Noticias UFC, em fase de estruturação; das reformas feitas na Rádio FM Universitária (agora são três estúdios) e da implantação de noticiário sobre a UFC de hora em hora.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC fones: 85 3366 7331 / 3366 7332