Procurar no portal

No Outubro Rosa, Geeon realiza programação especial nesta sexta-feira (25)

Imagem: Até o último dia de outubro, UFC terá programação sobre prevenção e combate ao câncer de mama (Foto: Divulgação)A programação especial do Outubro Rosa, campanha sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, continua esta semana na UFC. Na próxima sexta-feira (25), o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), projeto de extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, inicia a segunda e mais prática fase do Projeto Iracema, com a realização do Seminário interdisciplinar para o controle do câncer de mama, a partir das 9h, na sede do projeto (Rua Papi Júnior, 1511, Rodolfo Teófilo).

O evento comemora o lançamento da nova etapa do Projeto, que visa, além do atendimento clínico e preventivo do câncer de mama, a capacitação de equipes interdisciplinares para implantação de um amplo programa de promoção da saúde da mulher, controle e prevenção do câncer de mama.

O Seminário terá palestras com professores e especialistas da área, iniciando com a participação do idealizador do projeto Geeon, Prof. Luiz Porto, médico mastologista que vai falar sobre as novas perspectivas e realidade do câncer de mama no Ceará, às 9h. Em seguida, o oncologista Paulo Vasques palestra sobre a realidade da doença em Fortaleza.

A Profª Francinete Giffoni, colaboradora do Projeto Iracema, abordará a questão multifatorial do câncer de mama. Já o itinerário terapêutico da mulher no rastreamento, na prevenção e no tratamento do câncer de mama através do Projeto será relatado por João Tadeu de Andrade, vice-coordenador do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A programação prossegue com palestras sobre a simbologia do câncer de mama, o quotidiano da mulher mastectomizada e aspectos nutricionais no câncer de mama. Participam Adalberto de Paula Barreto (Psiquiatra), Ana Fátima Carvalho (Faculdade de Enfermagem da UFC) e Daianne Rocha (Nutricionista).

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) também aderiu ao Outubro Rosa e realiza, no próximo dia 31, às 10h, o Dia D Rosa, no Auditório da Reitoria, com palestra do Prof. Luiz Porto. Nesse dia, todos os servidores que quiserem manifestar apoio à campanha podem vestir alguma peça de roupa ou acessório na cor rosa.

Fonte: Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) – fone: 85 3283 6700

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300