Reitor recebe estudante contemplada com Prêmio IEL de Estágio

ft 131022 alunapremiadaNa manhã do último dia 22, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira, recebeu, em seu gabinete, a aluna do Curso de Licenciatura em Química da UFC Maria Aislânia Bezerra Xavier, campeã da etapa regional e vice-campeã da etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio 2013, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi. Com ela, foram recebidas também a diretora do Centro de Ciências, Profª Simone da Silveira Sá Borges, e a Profª Ruth Maria Bonfim Vidal, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC orientadora do projeto premiado intitulado "Química verde". A equipe fez a entrega do certificado concedido pelo IEL para a UFC.

O projeto de Maria Aislânia, 22 anos, foi desenvolvido durante estágio na empresa Nufarm Indústria Química e Farmacêutica, produtora de defensivos agrícolas. Graças ao trabalho, a empresa transformou o método de análise do controle de qualidade de seus produtos. O resultado foi uma redução de 70% de custos, diminuição no volume de resíduo gerado no laboratório, além de ter tornado produtos menos perigosos, menos tóxicos, reduzindo os riscos ambientais.

O Reitor Jesualdo Farias parabenizou a estudante e falou da satisfação de ver o sucesso da UFC advindo de tantos talentos. "A Universidade vem ganhando visibilidade nacional e internacional a partir desses trabalhos", disse. Apresentou ainda o reconhecimento da Universidade pelo esforço e compromisso da estagiária e dos professores envolvidos no projeto premiado.

Ao Reitor, Aislânia disse que elaborou o projeto buscando abranger fatores como "qualidade, segurança e sustentabilidade". A Profª Simone ressaltou que o projeto faz parte de uma linha do Programa de Gerenciamento de Resíduos, ação institucional da UFC voltada para a questão ambiental. Já a Profª Ruth afirmou que Aislânia, antes mesmo de concluir a graduação, já está contratada pela empresa onde realizou o estágio.

A premiação da etapa nacional do Prêmio IEL de Estágio 2013 aconteceu em Brasília, no último dia 15. Foram premiadas as melhores práticas de estágio desenvolvidas no País.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307