MEAC participará de seminário de boas práticas em Obstetrícia e Neonatologia

Imagem: A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde através da qual mulheres têm direito a cuidados que vão do pré-natal ao atendimento dos filhos (Foto: Divulgação)Com uma atuação de destaque no Projeto Rede Cegonha do Ministério da Saúde, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) foi escolhida este ano, entre 16 maternidades do Brasil, para ser um dos seis centros de apoio às boas práticas na Atenção Obstétrica e Neonatal da Rede Cegonha. Nos próximos dias 24 e 25 de outubro, a MEAC participará do I Seminário de Boas Práticas, a ser promovido no Hotel Oásis, em Fortaleza.

O Seminário será realizado pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde, e pelo Hospital Sofia Feldman (MG), em coparticipação com as seis unidades de saúde, incluindo a MEAC, que participam do processo de qualificação como centros de Apoio da Rede Cegonha.

O Seminário, com carga horária de 16 horas, tem como objetivos "estabelecer relações colaborativas nos espaços coletivos dos serviços, contribuir para a qualificação da equipe na atenção obstétrica e neonatal e ainda favorecer a troca de experiências".

Os centros de apoio terão como missão estimular a qualificação do cuidado e da gestão em saúde através de relações colaborativas com outros serviços, realizar assistência obstétrica e neonatal orientadas pela humanização e pelas práticas baseadas em evidências científicas, possuir gestão participativa com envolvimento do controle social e realizar monitoramento e avaliação das práticas de atenção e gestão em saúde. Na MEAC, o grupo denominado "Colegiado Gestor da Rede Cegonha", formado por representantes de vários segmentos assistenciais da maternidade, vem contribuindo para a implantação bem-sucedida das ações.

Além da MEAC, outras cinco maternidades do País também serão centros de apoio da Rede Cegonha, como o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré (Boa Vista – RR), Hospital Risoleta Neves (Belo Horizonte – MG), Hospital da Universidade Federal do Maranhão (São Luís – MA), Maternidade Balbina Mestrinho (Manaus – AM) e Maternidade Dona Regina (Palmas – TO).

Veja a seguir a programação do evento:

24/10/13 – Quinta-feira

8h às 9h – Mesa de Abertura Tripartite: MS/SES/SMS Representante do Grupo Condutor Estadual e do município sede do evento;
9h às 10h – Exposição dialogada sobre Modelo de Atenção Obstétrica e Neonatal, e as apostas da Rede Cegonha;
10h às 10h15min – Intervalo;
10h15min às 12h30min – Oficina de Boas Práticas (matriciada/apoiada pelo HSF) trabalhando o tema: "Evidências de Boas Práticas na assistência". Cinco grupos de trabalho discutindo as questões propostas pela Unidade Matriciadora (HSF);
12h30min às 13h30min – Almoço;
13h30min às 15h – Continuação da atividade da manhã, Oficina de Boas Práticas (matriciada/apoiada pelo HSF): Cinco grupos de trabalho discutindo as evidências de Boas Práticas na Assistência;
15h às 17h – Apresentação dos trabalhos dos grupos pelos relatores a partir de um roteiro disponibilizado. Debate e encerramento do 1º dia.

25/10/13 – Sexta-feira

8h30min às 12h30min – Mesa-redonda com o tema: "Boas Práticas de Gestão";
8h30min às 9h30min – Gestão de leitos e importância do Centro de Parto Normal e da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera;
9h30min às 10h – Intervalo;
10h às 11h – Experiência de gestão colegiada na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand;
11h às 12h30min – Debate;
Tarde – Retomada dos planos de ação das maternidades com base nas seguintes questões: "de que forma este seminário contribuiu para este planejamento? Podemos fazer ajuste no plano a partir das reflexões apresentadas no seminário?".

Outras informações podem ser acessadas no site da MEAC.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing dos Hospitais Universitários da UFC – fone: 85 3366 8183