Prof. Odorico Moraes, da Medicina, recebe condecoração da Ordem do Mérito Científico

Imagem: A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, é a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país. O ministro Marco Antonio Raupp representou a presidenta Dilma Rousseff, na solenidade em Brasília (Foto: Divulgação)O Prof. Manoel Odorico de Moraes Filho, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, recebeu, na última segunda-feira (21), a condecoração de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. O Decreto foi assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 27 de dezembro de 2010.

A solenidade, que ocorreu em Brasília, contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader; do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.

Outros professores da UFC também já foram condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Veja a lista.

Instituída pelo Decreto nº 772, de 16 de março de 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do País e se destina a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram por sua contribuição ao desenvolvimento da área.

Imagem: Prof. Odorico de Moraes atua na pesquisa de novos medicamentos (Foto: Acervo pessoal)Doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, o Prof. Odorico de Moraes atua na pesquisa de novos medicamentos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1, membro titular colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2002), membro efetivo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará e membro titular da Academia Cearense de Medicina (2012). Atualmente, é professor titular da disciplina de Farmacologia Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC.

No âmbito da pós-graduação, é professor orientador nos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e Cirurgia da UFC e no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).

É pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, Oncologia experimental, biodisponibilidade / bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação