John Stewart Cameron, da Universidade de Londres, receberá Medalha do Mérito Científico da UFC

A UFC concederá a Medalha do Mérito Científico ao Prof. John Stewart Cameron, da Universidade de Londres – King’s College (Inglaterra) –, em solenidade que será realizada sexta-feira (25), às 19h, na sala do Conselho Universitário, na Reitoria.

O Prof. Cameron fará palestra no mesmo dia, às 9h, no Auditório Paulo Marcelo, da Faculdade de Medicina, sobre "A história do transplante renal". O cientista veio ao Ceará para participar das comemorações dos 36 anos do primeiro transplante de rim realizado no Estado, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

John Stewart Cameron nasceu em Aberdeen, na Escócia, em 1934, e aos 14 anos mudou-se para Londres. Em 1953 foi admitido na Faculdade de Medicina do Guy’s Hospital, onde deu início ao Curso de Medicina, no qual se destacou. O direcionamento para a pesquisa foi influenciado por John Butterfield, seu professor de Medicina Experimental, coordenador do grupo que descobriu o fenômeno de microalbuminúria em diabetes.

Em Londres, em 1963, fundou a unidade renal do Guy’s Hospital e logo depois assumiu o comando da unidade de nefrologia pediátrica recém-criada. De 1970 a 1980, com foco da pesquisa nas glomerunefrites (doenças que se caracterizam por uma inflamação dos glomérulos, unidades básicas dos rins), ficou conhecido como o "Pai da Nefrologia”.

O homenageado será saudado pelo Prof. João Evangelista Junior. Convidam para a solenidade o Reitor em exercício, Henry de Holanda Campos, e o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Luciano Bezerra Moreira.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332