Pessoas com e sem deficiência testam acessibilidade em shopping e promovem debates

Imagem: Pessoas com todos os tipos de deficiência integrarão a expedição ao Shopping. Toda a comunidade universitária é convidada (Foto: Jr. Panela)Com o desafio de dar visibilidade ao tema da inclusão, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui promove, nesta quinta-feira (24), às 10h, uma expedição de pessoas com e sem deficiência ao Shopping Benfica, localizado nas proximidades do Centro de Humanidades (CH) da UFC.

Os participantes sairão da área 1 do CH e percorrerão a rua Juvenal Galeno. Durante a expedição, eles visitarão lojas do Shopping, simulando situação de compra para verificar condições de acessibilidade. Também haverá atividade de sensibilização na Praça de Alimentação, com apresentações musicais, de poesia e relatos de experiências de pessoas com deficiência.

CICLO DE DEBATES – Durante os meses de novembro e dezembro, a Secretaria de Acessibilidade também realizará o IV Ciclo de Debates. O primeiro encontro será sobre "Acessibilidade na arte e cultura", no dia 14 de novembro, a partir das 8h30min, no Auditório Raquel de Queiroz (Centro de Humanidades, área II, Campus do Benfica). Serão abordadas as relações entre acessibilidade e arte, cultura, espaço, tecnologias assistivas e ensino superior.

A primeira mesa-redonda, no dia 14, terá a participação do diretor do Museu de Arte da UFC, Pedro Eymar; da diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira; da gerente do memorial da Cultura Cearense e coordenadora do Projeto Acesso, Márcia Moreno; e da integrante do Grupo de Trabalho da Secretaria da Acessibilidade da UFC Inclui Lara Andrade.

À tarde, a partir das 14h30min, a mesa redonda discutirá o tema "Audiodescrição, legendagem e janela de libras em cinemas, televisão e outros meios". Entre os participantes já confirmados estão Klístenes Braga, da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil; e Clemilda Sousa, do Sistema de Bibliotecas da UFC. Haverá ainda depoimentos de pessoas da comunidade acadêmica sobre os temas.

O Ciclo de Palestras continua ao longo do ano, abordando temas como "Acessibilidade espacial" (20 de novembro), "Tecnologias assistidas – desenvolvimento e uso" (27 de novembro) e "Acessibilidade no ensino superior" (5 de dezembro).

Fonte: Profª Ana Karina Morais de Lira, coordenadora do IV Ciclo de Debates – fone: 85 3366 7660 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.