UFC sedia o II Curso Avançado em Citogenômica do Câncer

Pesquisadores de diversos centros de estudo do Brasil na área do câncer participam, em Fortaleza, no período de 20 a 28 de novembro, do II Curso Avançado em Citogenômica do Câncer – abordagem teórico-prática de Citogenética e Biologia Molecular aplicada à onco-hematologia. A iniciativa é do Laboratório de Citogenômica do Câncer, vinculado ao serviço de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. As inscrições já estão abertas em site próprio.

A parte teórica do curso ocorrerá no Hotel Seara (Av. Beira Mar, 3080, Meireles, fone: 85 4011 2200), e a parte prática no Laboratório de Citogenômica do Câncer, no Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFC (Rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo). Após fazer a inscrição pelo formulário do site, o interessado deve realizar o pagamento da taxa no Laboratório de Citogenômica do Câncer, em valores que variam de R$ 150,00 a R$ 480,00.

Os organizadores do Curso esclarecem que alunos e profissionais interessados em métodos de citogenética e biologia molecular receberão embasamento teórico e prático sobre pesquisa em hematologia e outros estudos científicos, correlacionando-os com as manifestações clínicas e a fisiopatologia de determinados tipos de neoplasias hematológicas, como a leucemia.

Além de professores e pesquisadores da UFC e Universidade de Fortaleza, foram convidados para ministrar o Curso Clarissa Ribeiro Reily Rocha (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – USP), Daniel Vidal (Fundação Pio XII, Hospital de Câncer de Barretos-SP, Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular), Eduardo Moraes Rego Reis (Instituto de Química da USP), Fabíola Traina (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP), Maria de Lourdes Chauffaile (Universidade Federal de São Paulo – Unifesp), Mariana Lazarini (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) e Rodrigo Calado (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).

SOBRE O LABORATÓRIO DE CITOGENÔMICA DO CÂNCER – Associado ao serviço de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC, o Laboratório é um dos centros do País reconhecidos pela Fundação da Síndrome Mielodisplásica como referência para diagnóstico e tratamento da síndrome (SMD). A Fundação, uma organização internacional, divulga e orienta médicos e pacientes sobre a SMD.

Fontes: Professores Ronald Feitosa Pinheiro e Silvia Maria Meira Magalhães – Laboratório de Citogenômica do Câncer – fone: 85 3366 8312