Colóquio discute Marx e a crise do capitalismo com participação de renomados pesquisadores

O Grupo de Estudos Marxistas (GEM), do Curso de Filosofia da UFC, realiza o II Colóquio Marx nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Participam renomados pesquisadores da tradição marxista, entre eles o Prof. Jesus Ranieri (Unicamp), tradutor da obra Manuscritos econômico-filosóficos (Editora Boitempo). O evento acontece no Auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades – área II (Av. da Universidade, 2762 – Benfica).

A crise do capitalismo e suas consequências para a vida humana será uma das questões do debate. O objetivo é estabelecer um intercâmbio acadêmico entre os diversos pesquisadores brasileiros de Marx e abrir novos horizontes de pesquisas que colaborem com os estudos produzidos sobre a temática em língua portuguesa.

Serão três dias de evento, com a realização de mesas temáticas e conferências, às 16h e às 18h, respectivamente. No dia 29, a mesa temática será sobre "Trabalho e educação na tradição marxista", seguida de conferência com o Prof. Mauro Castelo Branco de Moura (UFBA) que discute a perspectiva da riqueza concreta.

O Prof. Jesus Ranieri (Unicamp) participa da conferência "Dinheiro e representação: notas sobre a atualidade da categoria alienação em O Capital, de Karl Marx", no dia 30. No mesmo dia, a mesa temática será sobre "Questão do indivíduo em Marx". No último dia de evento, a mesa temática discute "A política em Marx" e a conferência "Ética e crise do capital em Marx" tem a participação do professor da UFC Eduardo F. Chagas.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas no blog do grupo de estudos.

Fonte: Prof. Eduardo F. Chagas, do curso de Filosofia da UFC – fone: 85 8644 7798