Primeiro transplante renal no HUWC completa 36 anos; comemoração será hoje (25)

Imagem: Os estudos pioneiros em transplantes no HUWC tiveram início em 1976 (Foto: Jr. Panela)O Serviço de Transplante Renal do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, está comemorando 36 anos de existência completados em 17 de agosto.Em 1977, foi realizado o primeiro transplante de rim do Norte e Nordeste com doador vivo, tendo como receptor o paciente Braz Marinho Neto, falecido em 1998.

A equipe que realizou o procedimento, liderada pelos médicos Roberto Barreto Marques e Antônio Lacerda Machado, era composta pelos médicos João Evangelista Bezerra Filho, Antônio Borges Campos, Emanuel de Carvalho Melo, João Martins de Sousa Torres e pelos estudantes Ailson Gurgel – hoje chefe da equipe cirúrgica da Unidade de Transplante Renal da UFC – e Sérgio Juaçaba. O suporte anestésico ficou sob a responsabilidade das médicas Maria Gonzaga Pinheiro e Maria Celeste Nascimento.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Ceará atualmente é o 4° colocado em número de transplantes renais no País – ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e o primeiro em transplantes de fígado. O Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) informa que o HUWC já realizou 1.122 transplantes, dos quais 107 renais e três combinados de pâncreas-rim, em 2012. Neste ano, até o momento, foram realizados 87 transplantes.

A nefrologista e chefe do Serviço de Transplante Renal do HUWC, Paula Camurça Fernandes, enfatiza a missão de sua equipe: "levar esperança aos portadores de insuficiência renal crônica, reintegrar o indivíduo à sociedade, dando-lhes melhor qualidade de vida".

Os estudos pioneiros em transplantes no HUWC tiveram início em 1976 quando os professores Antônio Lacerda Machado, Roberto Barreto Marques, Manassés Claudino Fonteles, Luiz Eduardo Capelo, José Barbosa Pessoa, Luiz Carlos Fontenele, Raimundo Braga e Francisco Valdeci Almeida Ferreira fundaram o Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (Cephrece).

O Centro tinha como objetivo apoiar o ensino e a experimentação clínico-cirúrgica, em busca do aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos que viabilizassem os transplantes no Estado. Atualmente, O diretor geral é o nefrologista João Evangelista Batista Júnior.

Com a criação do laboratório de HLA – que investiga a compatibilidade tecidual entre receptor e doador e a presença de anticorpos pré-formados contra o doador – a seleção de doadores e receptores com padrão internacional passou a ser realizado rotineiramente, possibilitando que em 16 de junho de 1988, o HUWC realizasse o primeiro transplante com doador cadáver. Vale ressaltar que o Prof. Henry de Holanda Campos teve papel fundamental no desenvolvimento e modernização do Laboratório de Imunologia dos Transplantes. Durante muitos anos, participou ativamente da Unidade de Transplante Renal, fazendo parte da Chefia juntamente com o Dr. Roberto Marques e o Dr. João Batista Evangelista Júnior.

MULTIDISCIPLINAR – A visão clínica dos professores Roberto Barreto Marques, ao lado de Oswaldo Gutierrez, foi fundamental para o crescimento do serviço que sempre trabalhou com sólida base técnico-científica em direção ao tratamento global dos pacientes com doenças crônicas agregando pesquisa, ensino e extensão.

Imagem: Prof. Stewart Cameron, da Universidade de Londres, fará palestra às 9h, no auditório da Faculdade de Medicina (Foto: Divulgação)Hoje a terceira geração de médicos transplantadores (nefrologistas e cirurgiões) da Unidade de Transplante Renal, juntamente com alguns dos pioneiros, compõe uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e médicos, incluindo patologista renal, dermatologista, psiquiatra e infectologista.

FESTIVIDADES – As comemorações pela passagem dos 36 anos do primeiro transplante renal serão realizadas amanhã (25) com a seguinte programação: palestra, às 9h, no auditório da Faculdade de Medicina, sobre A história dos transplantes no mundo, pelo professor da Universidade da Londres, John Stewart Cameron, que receberá a Medalha do Mérito Científico, em solenidade às 19h, na sala do Conselho Universitário.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332