Capacitação sobre mudança climática prepara jovens para conferência da ONU, terça-feira

Imagem: A cada ano, a Conferência das Partes (COP) da UNFCCC se reúne para acordar um caminho a seguir para lidar com a ação do homem nas mudanças climáticas em escala global (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)Com o objetivo de preparar os jovens para o debate sobre mudanças climáticas, será realizada uma capacitação com esse tema, nesta terça-feira (29), das 13h às 19h, na Faculdade de Direito da UFC. A informação é da aluna Beatriz Azevedo de Araújo, organizadora do evento, acrescentando que após as discussões será elaborada a Carta da Juventude Cearense sobre Mudanças Climáticas, a ser levada pela delegação de jovens da ONG Engajamundo para a 19ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 19 da UNFCCC), que ocorre de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

A capacitação foi idealizada por jovens de todo o Brasil, com edições no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Cachoeira, no Recôncavo Baiano. As ações fazem parte de uma iniciativa nacional de mobilização da juventude, por meio da ONG Engajamundo, para participação e representação em conferências internacionais, explica Beatriz, também uma das futuras representantes brasileiras na Conferência da Polônia.

A capacitação consiste em quatro módulos, cada um com uma hora de duração, tratando dos seguintes itens: a) o problema do clima; b) introdução à ONU e à UNFCCC; c) mitigação e adaptação; d) como participar?. A Carta da Juventude Cearense, após os debates, será entregue ao Secretariado da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, ao Itamaraty e ao Ministério do Meio Ambiente.

PÚBLICO – Foram convidados a participar da capacitação, estudantes de diversos cursos e faculdades da UFC, alunos do ensino médio e representantes indígenas, tendo confirmado presença um grupo dos índios tapebas. "Queremos mostrar que a questão das mudanças climáticas está perto de nós e não apenas do derretimento das calotas polares, e que pequenos gestos podem interferir para modificar o quadro positivamente", complementa Beatriz.

Imagem: Um dos fenômenos climáticos que mais preocupam, a desertificação é o processo de degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas (Foto: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente)DESERTIFICAÇÃO – A jovem participou, como delegada da sociedade civil, da comitiva oficial brasileira da 11ª Conferência das Partes da Convenção de Combate à Desertificação da ONU, que aconteceu em setembro, na cidade de Windhoek, na Namíbia (África), e reuniu mais de 3 mil delegados dos 192 países que integram a Convenção, incluindo o Brasil.

A Convenção de Combate à Desertificação foi criada durante a Conferência Rio-92, juntamente com as convenções de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade, e tem como objetivo combater a degradação da terra em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, assim como mitigar os efeitos das secas nas regiões afetadas.

Durante o evento, Beatriz preparou texto, incluído em pauta pelo Brasil nas discussões, sugerindo a inclusão dos jovens e das etnias indígenas nos processos de tomada de decisão da Convenção. A estudante discursou durante a II Sessão de Diálogos Abertos na Plenária apoiando, em nome da sociedade civil, a proposta brasileira.

A chefe de delegação do Brasil, embaixadora Marcela Nicodemos, em seguida, fez pronunciamento corroborando os posicionamentos da aluna. O texto foi colocado em pauta, emendado e aprovado pelas partes e consta no rol de decisões finais da Conferência. “A aprovação da proposta brasileira demonstra o importante papel da juventude e da sociedade civil nos espaços deliberativos internacionais e o potencial dos jovens brasileiros para promover a mudança no cenário global”, finaliza a estudante.

Fonte: Beatriz de Araújo, aluna do curso de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.