Seminário apresenta oportunidades do CsF e outros programas de mobilidade

Imagem: Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, oferece oportunidades de graduação-sanduíche (Foto: Divulgação) No próximo dia 1º de novembro, será realizado o Seminário Ciência sem Fronteiras (CsF) e Programas de Mobilidade no CT/UFC: Papel Pedagógico e Oportunidades. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Extensão, Grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Ambiental e Centro de Tecnologia da UFC, acontecerá no Auditório Cândido Pamplona, do CT, no Campus do Pici. É aberto à comunidade acadêmica e terá a participação dos alunos que voltaram recentemente do intercâmbio possibilitado pelo Ciências sem Fronteiras.

As inscrições podem ser feitas pela página do PET no Facebook, diretamente no local do evento ou na sala do PET (bloco 708, Campus do Pici, das 10h às 16h). Será expedido certificado digital de participação.

A abertura das atividades será feita às 8h, pelo diretor do CT, Prof. José de Paula Barros Neto. Em seguida, ocorrem palestras. Às 8h30min, o Coordenador de Assuntos Internacionais da UFC, Prof. Tito Lívio Cruz Romão falará sobre o "Programa Ciência sem Fronteiras CNPq/CAPES na UFC". Às 9h30min, o tema é "Inglês sem Fronteiras e Toefl/MEC", a ser apresentado pela Diretora do Centro de Humanidades, Profª Vládia Borges.

Ao longo do dia, serão realizadas mais palestras e mesas redondas. Também estão no programa relatos de experiências de participantes do Programa Ciência sem Fronteiras e do Programa de Mobilidade. A programação completa já está disponível.

A estudante Aline Cosmo de Sena, do curso de Engenharia de Energias Renováveis, foi recebida na Universidade de Évora, instituição portuguesa com quase cinco séculos de existência, durante o último ano. Ela conta que durante a preparação para a viagem teve apoio de coordenadores de graduação da UFC e também da Coordenação Geral de Programas Acadêmicos na Instituição, que acompanha os processos do CsF.

"Posso dizer que foi mesmo uma experiência única. Amadureci como pessoa e como estudante. Pude ver o mundo além do meu âmbito universitário aqui no Brasil e ainda por cima aprendi um pouco sobre outras culturas. Pude conhecer outros países e isso foi maravilhoso", avalia.

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, Tutor do PET Engenharia Ambiental ‒ fone: 85 3366 9631