Stewart Cameron recebe homenagem da UFC e destaca avanços na medicina

Imagem: Ao lado do Vice-Reitor da UFC, o Prof. Cameron foi homenageado em solenidade na Reitoria (Foto: Rafael Cavalcante)Ao fazer a entrega da Medalha do Mérito Científico ao Prof. John Stewart Cameron, o Prof. Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor no exercício da Reitoria da UFC, afirmou que aquela era "uma manifestação eloquente do intercâmbio mundial de conhecimentos". O homenageado é Professor Emérito de Medicina Renal do Departamento de Nefrologia, Diálise e Transplante, da Universidade de Londres, e tem em seu currículo dezenas de títulos concedidos por instituições ligadas a estudos e pesquisas renais.

O Prof. João Evangelista Júnior, escolhido para saudar o Prof. Cameron, destacou o que considera uma de suas principais características, "o sentimento humanitário que transmite aos alunos, junto com a ética, antes de dividir com eles os conhecimentos científicos". Pelas mãos do Prof. Cameron já passaram 252 médicos estrangeiros, dos quais 15 brasileiros, dois da UFC: o próprio João Evangelista e a Profª Paula Francinetti Camurça. Lembrando que há cerca de 15 anos não vinha ao Brasil, o Prof. Cameron confessou que ama o Brasil e destacou o progresso alcançado pelo País tanto com relação ao crescimento das cidades quanto ao desenvolvimento da medicina.

Imagem: O Prof. Cameron recebeu a Medalha do Mérito Científico das mãos do Vice-Reitor Henry Campos (Foto: Rafael Cavalcante)“A medalha que colocamos no peito do Prof. Cameron testemunha nosso apreço à excepcional figura humana que ele encarna e também uma profunda admiração pela forma como se dedicou à Ciência, investindo seus profundos conhecimentos na  missão de cultivar esperanças e salvar vidas”, enfatizou o Prof. Henry Campos. Assegurou que a UFC se "sente distinguida e obsequiada com sua presença, que sempre vem enriquecer o nosso repositório de conhecimentos, bem assim o nosso patrimônio de grandes amizades".

E finalizou sua fala afirmando que o Prof. John Stewart Cameron é, na verdade, "mais que um amigo desta casa. Anos consecutivos de convivência e troca de experiências o tornam um membro da família UFC, com lugar garantido no campus universitário e no campo intangível do nosso melhor afeto".  A presença do Prof. Stewart Cameron no Ceará faz parte das comemorações dos 36 anos do primeiro transplante renal realizado no Estado, no Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC. Além da outorga da medalha, o Prof. Cameron ministrou palestra sobre a evolução dos transplantes no mundo, na manhã do dia 25.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331